26 de Novembro 2024 12:19
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Judo

Após ouro no GP Portugal Jorge Fonseca tem novo objetivo: “Quero ser campeão mundial”

Jorge Fonseca, judoca português. Foto: IJF - International Judo Federation

Vencedor na categoria -100 kg do Grand Prix Portugal, disputado este domingo, Jorge Fonseca não escondeu o entusiasmo em poder ter alcançado a medalha de ouro diante dos adeptos portugueses. O judoca de 29 ano venceu os quatro combates disputados até a medalha de ouro conquistada no Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada. Fonseca avaliou a participação de Portugal como positiva na competição.

“Não tenho palavras para descrever este momento. Consegui fazer tudo o que planeei, combate a combate. Trabalhei muito para esta prova e para este resultado. Depois de no Campeonato da Europa em Lisboa não ter corrido tão bem, hoje foi tudo como planeei. Esta prova tem um peso especial. É uma grande competição em Portugal. É o Judo Nacional a crescer. Muitas pessoas só me viram lutar na televisão e hoje tiveram a oportunidade de me ver ao mais alto nível. Entrei na prova com aquele ‘feeling’ e com o público a puxar por mim, dei tudo o que tinha para dar uma alegria e felicidade aos portugueses que me apoiaram. Comecei o ano em grande e espero muitos ouros.”

Jorge Fonseca venceu na sequência o mongol Khangal Odbaatar, o georgiano Giorgi Beriashvili, o norte-americano L.A. Smith III e, na final, o suíço Daniel Eich. Após chegar ao lugar mais alto do pódio a lutar em casa, o judoca do Sporting já projetou a próxima meta. “Quero ser campeão do mundo, que é o meu grande objetivo, e campeão da Europa também, pois nunca fui. Só o fui em sub-23. São os meus grandes objetivos e ambição”, afirmou logo após superar o suíço David Eich.

Pedro Soares, treinador da Seleção Nacional, destacou o “talento” do judoca português na conquista do ouro este domingo.

“A vitória do Jorge tem um sabor muito especial por ser um feito histórico ao ser conquistada no primeiro Grand Prix que Portugal organiza. Ser o país anfitrião de um evento desta dimensão já é histórico e com as medalhas que conquistámos, ainda mais histórico se torna. O talento do Jorge e a nossa estratégia levaram a esta conquista, apesar de não estarmos preparados para vencer, fruto da longa paragem que o Jorge teve”, avaliou.

Além do ouro com Jorge Fonseca, o ​​​​​​​GP Portugal reservou à Seleção Portuguesa uma medalha de ouro, por Carolina Costa (-48 kg), e duas de bronze, por Joana Diogo (-52 kg) e Telma Monteiro (-57 kg).

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Judo

A judoca Telma Monteiro confirmou, esta semana, que encerrou o seu percurso olímpico ao não apurar-se para Paris-2024, numa conversa com os jornalistas na...

Judo

Sérgio Pina foi reeleito presidente da Federaçao Portuguesa de Judo (FPJ), para o quadriénio 2024-2028, na Assembleia Geral eleitoral do organismo realizada na sede...

Desporto Olímpico

A judoca Patrícia Sampaio conquistou, esta quinta-feira, a medalha de bronze em -78 kg nos JO Paris-2024, após bater a japonesa Rika Takayama por...

Judo

A sportinguista Jéssica Inchude alcançou, no passado sábado, nos Campeonatos de Portugal, em Coimbra, o ‘passaporte’ para Paris2024 no lançamento do peso, após alcançar...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.