A Seleção Nacional de Seniores Femininos venceu, esta quarta-feira, a seleção do Chipre, por 3-0 (25-11, 25-22 e 25-20), num jogo disputado em Nicósia, capital do país da casa, a contar para a segunda jornada da Pool C da fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2023.
O destaque de Portugal vai para Júlia Kavalenka e Bárbara Gomes, as portuguesas que mais pontuaram em campo, com 14 e 12 pontos, respetivamente. Hugo Silva, selecionador nacional, afirma ter sido um resultado importante e fala sobre a postura a ter frente à Ucrânia.
“Fizemos o que tinha de ser feito frente ao Chipre! É um resultado importante para alavancar a confiança perdida num jogo pouco conseguido da nossa parte na jornada inaugural. A vitória da Ucrânia alcançada na Hungria revela a qualidade da equipa e nós, não tendo nada a perder, temos de colocar tudo em campo para irmos atrás de uma difícil qualificação. É muito bom para elas encontrar tamanhas dificuldades mas mais do que tudo temos de acreditar que podemos lutar pelo resultado até porque outro desfecho frente à Ucrânia que não seja a vitória não nos interessa. O crescimento tem destes momentos e para chegar ao topo vamos ter de aprender a sofrer mas sempre com uma enorme ambição e confiança nas nossas qualidades. Neste momento, e em função das contas, só podemos pensar em ganhar”, afirmou.
A capita de equipa Joana Resende, reforça a importância desta vitória e promete lutar pelo resultado.
“Alcançámos hoje uma vitória importante para continuarmos a lutar pelo nosso objetivo, que é apurar para o Campeonato de Europa. Entrámos bem e com uma postura responsável perante um adversário que sabemos que tem algumas limitações e aspetos a explorar mas que exige de nós sempre foco e atenção. Depois da boa entrada no primeiro set, nos dois sets seguintes oscilámos e cometemos mais erros. o que tornou os parciais mais equilibrados. Vamos agora defrontar a Ucrânia, que acabou de vencer a Hungria por 3-2. Sabemos que ambas as seleções são fortes e o equilíbrio não surpreende. Resta-nos preparar bem o jogo de domingo contra a Ucrânia, pois é crucial para alcançarmos o nosso objetivo, para o qual temos trabalhado com tanta dedicação e afinco. Vamos lutar muito”, disse.
A Seleção Nacional encontra-se com a Ucrânia no próximo domingo. Seleção esta que surpreendeu a Hungria esta quarta-feira e se isolou na Pool C ao vencer as húngaras por 3-2. No regresso a casa, as portuguesas recebem a Ucrânia, a 4 de setembro, e o Chipre, no dia 7. Acaba então a participação nesta fase de qualificação na Hungria, no dia 10 do próximo mês.
De relembrar que se qualificam para o Eurovolley, o primeiro e segundo classificados de cada Pool.