Bicampeão mundial e medalhista de bronze em Tóquio 2020, Jorge Fonseca voltou a brilhar este domingo. O atleta do Sporting venceu os quatro combates no Grand Prix Portugal, realizado no Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada, e conquistou a medalha de ouro – a segunda do país na competição.
Jorge Fonseca venceu na final o suíço Daniel Eich garantindo assim o lugar mais alto do pódio na categoria -100 kg. O combate decisivo por vencido com apenas 43 segundos para a euforia do público presente em Almada.
Antes, o judoca de 29 anos, que estou na segunda ronda como cabeça de série, venceu por ippon o mongol Khangal Odbaatar. Da mesma forma triunfou nos quartos de final diante do georgiano Giorgi Beriashvili. Na meia-final, derrotou o norte-americano L.A. Smith III, com um ippon em apenas 13 segundos.
Os demais judocas portugueses em ação este domingo não tiveram o mesmo desempenho. Patrícia Sampaio (-78 kg), Anri Egutidze (-90 kg), Diogo Brites (-100 kg), Ailton Cardoso (-100 kg) e João Pires (-100 kg) não conseguiram ultrapassar os seus primeiros adversários. Miguel Rato (-90 kg) e Carolina Paiva (-78 kg) acusaram positivo no teste de Covid-19 e não compareceram.
Além do ouro com Jorge Fonseca, o GP Portugal reservou à Seleção Portuguesa uma medalha de ouro, por Catarina Costa (-48 kg), e duas de bronze, por Joana Diogo (-52 kg) e Telma Monteiro (-57 kg).