Atual campeão mundial de Futsal masculino, Portugal obteve esta segunda-feira várias indicações ao prémio de melhor do Mundo de 2021 em distintas categorias. As indicações foram feitas pela prestigiada revista da modalidade “Futsal Planet”.
Além dos respetivos técnicos, as seleções nacionais, tanto a masculina quanto a feminina, estão na lista de nomeados para melhores do Mundo. Dois jogadores portugueses são também candidatos ao prémio de melhor futsalista do Mundo.
Jorge Braz está nomeado como o melhor comandante de seleções masculinas, enquanto Nuno Dias, treinador do Sporting, é apontado para o melhor técnico de clubes masculinos. Pedro Henriques, antigo treinador da equipa feminina do Benfica, também está na lista.
Disputam o prémio com Jorge Braz: Bakhodir Akhmedov (Uzbequistão), Marián Berky (Eslováquia), Bruno Formoso (Japão), Hicham Duig (Marrocos), Freddy Barrera (Venezuela), Paulo Silva “Kaká” (Cazaquistão), Ivo Krezo (Bósnia), Matías Lucuix (Argentina) e Seyed Nazemasharieh (Irão).
O treinador do Sporting, que já esteve entre os três melhores do mundo por três vezes (mas nunca venceu o prémio), voltou a ser nomeado, desta vez como favorito. Afinal, Nuno Dias esteve à frente do Sporting, a equipa que é a atual campeã da Europa.
Para o prémio de melhor jogador do mundo de futsal do ano anterior concorrem dois atletas portugueses do Sporting: o ala Pany Varela e o universal Erick Mendonça. Outro jogador dos leões na lista é o italo-brasileiro Alex Merlim.
Concorrem com Borruto (Pesaro C5), Esteban Guerrero (Levante/KPRF Moscovo), Ferrão (Barcelona), Hassanzadeh (Giti Pasand Isfahan FSC), Jovan Lazarevic (FC Mostar SG Staklorad), Pito (Inter Movistar) e Rodrigo (Magnus Futsal).
Ana Catarina, futsalista do Benfica, está indicada como melhor guarda-redes do mundo. As listas completas estão aqui disponíveis.