A fim de fomentar a investigação na área do desporto no país, o Comité Paralímpico de Portugal (CPP) criou, nesta semana, o Prémio de Ciência e Inovação. As candidaturas podem ser realizadas até o dia 30 deste mês.
A iniciativa inédita do CPP, com o apoio da Allianz, destina-se a fomentar a investigação na área do desporto paralímpico e irá atribuir um prémio monetário de 5 mil euros ao vencedor.
“O Prémio Ciência e Inovação no Desporto Paralímpico pretende reconhecer, anualmente, trabalhos científicos realizados no contexto das diversas temáticas das Ciências do Desporto, produzidos por investigadores na área do desporto para pessoas com deficiência”, informou o comunicado do CPP.
Segundo o Comité, estão aptos a concorrer ao prémio “investigadores com vínculo a instituições de ensino superior ou centros de investigação sedeados em território nacional, bem como investigadores portugueses com vínculo a instituições de ensino superior ou centros de investigação estrangeiros”, detalhou.
O texto do CPP na íntegra sobre o evento
O Comité Paralímpico de Portugal (CPP) reconhece a importância de estender a sua atividade de apoio à produção científica de suporte ao desenvolvimento do Desporto Paralímpico.
A investigação é fundamental para que estas atividades possam enfrentar os desafios da modernidade e o apoio à produção de investigação na área do Desporto Paralímpico é fundamental na estratégia de inovação e desenvolvimento do CPP. O CPP considera que a ciência e a investigação são fundamentais para a afirmação e desenvolvimento do desporto para pessoas com deficiência, alargando o seu impacto junto da sociedade e promovendo a participação e a excelência desportivas.
A promoção da produção de conhecimento nesta área concretiza-se pelo incentivo à investigação científica sobre os fatores que determinam o alargamento e a qualificação do Desporto Paralímpico em Portugal, razão pela qual o CPP decidiu instituir um prémio de Investigação em Desporto Paralímpico.
A Comissão Científica do CPP, incluindo José Francisco Neves, Membro do Board e CMO da Allianz Portugal, assume as funções de Júri do presente concurso.