23 de Maio 2024 16:15
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Adaptado

CPP lança prémio de fomento à investigação no desporto paralímpico

Comité Paralímpico de Portugal (CPP) reconhece a importância de estender a sua atividade de apoio à produção científica de suporte ao desenvolvimento do Desporto Paralímpico.
Comité Paralímpico de Portugal reconhece a importância de estender a sua atividade de apoio à produção científica. Foto: CPP

A fim de fomentar a investigação na área do desporto no país, o Comité Paralímpico de Portugal (CPP) criou, nesta semana, o Prémio de Ciência e Inovação. As candidaturas podem ser realizadas até o dia 30 deste mês.

A iniciativa inédita do CPP, com o apoio da Allianz, destina-se a fomentar a investigação na área do desporto paralímpico e irá atribuir um prémio monetário de 5 mil euros ao vencedor.

“O Prémio Ciência e Inovação no Desporto Paralímpico pretende reconhecer, anualmente, trabalhos científicos realizados no contexto das diversas temáticas das Ciências do Desporto, produzidos por investigadores na área do desporto para pessoas com deficiência”, informou o comunicado do CPP.

Segundo o Comité, estão aptos a concorrer ao prémio “investigadores com vínculo a instituições de ensino superior ou centros de investigação sedeados em território nacional, bem como investigadores portugueses com vínculo a instituições de ensino superior ou centros de investigação estrangeiros”, detalhou.

Comité Paralímpico de Portugal

Comité Paralímpico de Portugal

O texto do CPP na íntegra sobre o evento

O Comité Paralímpico de Portugal (CPP) reconhece a importância de estender a sua atividade de apoio à produção científica de suporte ao desenvolvimento do Desporto Paralímpico.

A investigação é fundamental para que estas atividades possam enfrentar os desafios da modernidade e o apoio à produção de investigação na área do Desporto Paralímpico é fundamental na estratégia de inovação e desenvolvimento do CPP. O CPP considera que a ciência e a investigação são fundamentais para a afirmação e desenvolvimento do desporto para pessoas com deficiência, alargando o seu impacto junto da sociedade e promovendo a participação e a excelência desportivas.

A promoção da produção de conhecimento nesta área concretiza-se pelo incentivo à investigação científica sobre os fatores que determinam o alargamento e a qualificação do Desporto Paralímpico em Portugal, razão pela qual o CPP decidiu instituir um prémio de Investigação em Desporto Paralímpico.

Comissão Científica do CPP, incluindo José Francisco Neves, Membro do Board e CMO da Allianz Portugal, assume as funções de Júri do presente concurso.

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Adaptado

Um dos principais atletas do desporto adaptado português, o olímpico e recordista mundial da sua categoria, Miguel Monteiro, voltou a figurar no lugar mais...

Adaptado

O Comité Paralímpico de Portugal (CPP) anunciou esta semana que irá realizar o Dia Paralímpico Nacional de 2022 a 26 de setembro, na margem...

Basquetebol

Por António Paulo Ferreira* Na atualidade, não falta informação sobre as “boas práticas” que devem orientar o desenvolvimento do talento desportivo. Ainda que de...

Ciência

Por António Vasconcelos Raposo* (Treinador olímpico de natação) Face às elevadas exigências que o desporto contemporâneo de alto rendimento cria para todos os seus...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.