No Dia Internacional da Mulher, a SportMagazine apresenta um exemplo vivo de uma das mulheres de referência no desporto português atual – Leila Marques. A ex-atleta paralímpica, que se estreou nas provas internacionais de natação aos 14 anos, modalidade na qual conquistou três medalhas em Europeus e Mundiais na disciplina de bruços e em que representou Portugal em quatro Jogos Paralímpicos – Atlanta-1996, Sydney-2000, Atenas-2004 e Pequim-2008 -, coordena agora o Grupo de Trabalho para a Igualdade de Género no Desporto, além da sua atividade de médica.
Em conversa com a SportMagazine, no âmbito de um artigo que constará na SM nº4, a próxima edição da nossa revista, Leila Marques assume que “para chegarmos à igualdade de género temos claramente de acelerar o passo e correr, em vez de caminharmos de forma lenta”. Concordamos e aproveitamos esta mensagem para sinalizar este dia. Não perca esta peça, com a entrevista completa, na próxima SM nº 4 – brevemente disponível aqui.
Entretanto, aproveitamos para retomar o documento que saiu do Grupo de Trabalho para a Igualdade de Género no Desporto, que pode conferir aqui e cujas principais ideias são “a promoção da coesão social, da igualdade e da inclusão, incentivando a generalização de oportunidades de prática desportiva, devendo ser assegurado o direito para todas as pessoas participarem e desfrutarem do seu envolvimento no desporto ao longo da vida”.
Porque, como diz Inês Caetano num artigo que assinalou este dia o ano passado: “ainda precisamos do Dia da Mulher para nos recordar sobre a importância da equidade».
Feliz Dia Internacional da Mulher a todos as mulheres que marcam o desporto português, hoje e sempre, em palavras e ações.