Ontem (07/03), a Câmara do Porto atribuiu um patrocínio municipal a 29 atletas da cidade invicta. De acordo com a autarquia liderada por Rui Moreira, o apoio é destinado a atletas de alto rendimento e elevado potencial desportivo, apoiando-os no seu desenvolvimento enquanto atletas e no cumprimento dos seus objetivos desportivos. A cerimónia, decorrida nos Paços do Concelho, efetivou o “Programa de Patrocínio a Atletas de Alto Rendimento e de Elevado Potencial Desportivo”, anunciado há poucos meses.
Em entrevista à SportMagazine, Catarina Araújo, vereadora da Juventude e Desporto, explicou que a iniciativa surgiu depois de ter apoiado alguns atletas, dando o exemplo da nadadora Angélica André e a Mafalda Pires de Lima.
“Percebemos, de facto, que fazia sentido construir um programa desportivo de apoio nesta fase da vida dos atletas e, a partir daí, construímos um regulamento e tornamos este apoio num novo apoio – mais um – que a Ágora, a empresa da cultura e desporto do Porto quer dar aos atletas convidando-os e ajudando-os nos seus desafios e nas competições desportivas”, explicou a vereadora.
Quando questionada sobre o impacto da iniciativa da Câmara Municipal do Porto, Catarina Araújo realçou o papel dos jovens atletas na exposição de Portugal e da cidade do Porto, mencionando que essa exposição deve ser recompensada com melhores condições de treino. “Estes atletas levam o nome da nossa cidade e do nosso país muito longe Tivemos aqui, nesta sala, bons e felizes exemplos disso, em várias modalidades desportivas de desporto adaptado. É nesta fase que eles precisam de ter melhores condições de preparação para competir com os melhores porque eles não sendo atletas profissionais, competem nos campeonatos internacionais a mais alto nível e é neste momento que eles precisam de um apoio financeiro para conseguirem desenvolver e treinar ainda mais. Nós acreditamos que este apoio é importante numa fase determinante do percurso profissional e desportivo deles e que também, com este apoio, mais jovens possam prosseguir o seu sonho”, esclareceu.
A Câmara do Porto tem vindo a apoiar o desenvolvimento do desporto e o impacto positivo do mesmo na população portuense, nomeadamente através de workshops como “Ao Ritmo do Bairro”, um programa que, durante o verão passado, quis promover o convívio e inclusão social, bem como a prática de realização de atividade física. De acordo com a vereadora da Juventude e Desporto as iniciativas não vão ficar por aqui.
“A Câmara do Porto tem tido um conjunto de medidas e de iniciativas de apoio aos atletas quer de eventos desportivos quer de programas. Muito recentemente tivemos outro programa da retoma de uma forma permanente e regular, apoiamos na aquisição de material desportivo. na aquisição no início da época desportiva, e um conjunto de outras medidas. Portanto, esta é mais uma. Todos os dias trabalhamos para continuar a incentivar e a proporcionar aos nossos atletas melhores e mais condições, reformulando as nossas infraestruturas desportivas, requalificando-as, com novas infraestruturas, reduzindo o preço por utilização das infraestruturas desportivas, criando novas valências desportivas e, portanto, estamos sempre a trabalhar com o objetivo de obter, cada vez mais, jovens e jovens adultos e seniores porque também é muito importante ter uma resposta desportiva para todas as idades e devidamente adequada e trabalhada”, concluiu.