23 de Fevereiro 2024 21:12
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Atualidade

Câmara do Porto avança com apoio a 29 atletas de alto rendimento e de elevado potencial desportivo

Catarina Araújo, Vereadora da Juventude e Desporto | Foto: Maria João Silva - SportMagazine

Ontem (07/03), a Câmara do Porto atribuiu um patrocínio municipal a 29 atletas da cidade invicta. De acordo com a autarquia liderada por Rui Moreira, o apoio é destinado a atletas de alto rendimento e elevado potencial desportivo, apoiando-os no seu desenvolvimento enquanto atletas e no cumprimento dos seus objetivos desportivos. A cerimónia, decorrida nos Paços do Concelho, efetivou o “Programa de Patrocínio a Atletas de Alto Rendimento e de Elevado Potencial Desportivo”, anunciado há poucos meses.

Em entrevista à SportMagazine, Catarina Araújo, vereadora da Juventude e Desporto, explicou que a iniciativa surgiu depois de ter apoiado alguns atletas, dando o exemplo da nadadora Angélica André e a Mafalda Pires de Lima. 

“Percebemos, de facto, que fazia sentido construir um programa desportivo de apoio nesta fase da vida dos atletas e, a partir daí, construímos um regulamento e tornamos este apoio num novo apoio – mais um – que a Ágora, a empresa da cultura e desporto do Porto quer dar aos atletas convidando-os e ajudando-os nos seus desafios e nas competições desportivas”, explicou a vereadora.

 

Catarina Araújo, vereadora da Juventude e Desporto | Foto: Câmara Municipal do Porto

Quando questionada sobre o impacto da iniciativa da Câmara Municipal do Porto, Catarina Araújo realçou o papel dos jovens atletas na exposição de Portugal e da cidade do Porto, mencionando que essa exposição deve ser recompensada com melhores condições de treino. “Estes atletas levam o nome da nossa cidade e do nosso país muito longe Tivemos aqui, nesta sala, bons e felizes exemplos disso, em várias modalidades desportivas de desporto adaptado. É nesta fase que eles precisam de ter melhores condições de preparação para competir com os melhores porque eles não sendo atletas profissionais, competem nos campeonatos internacionais a mais alto nível e é neste momento que eles precisam de um apoio financeiro para conseguirem desenvolver e treinar ainda mais. Nós acreditamos que este apoio é importante numa fase determinante do percurso profissional e desportivo deles e que também, com este apoio, mais jovens possam prosseguir o seu sonho”, esclareceu.

A Câmara do Porto tem vindo a apoiar o desenvolvimento do desporto e o impacto positivo do mesmo na população portuense, nomeadamente através de workshops como “Ao Ritmo do Bairro”, um programa que, durante o verão passado, quis promover o convívio e inclusão social, bem como a prática de realização de atividade física. De acordo com a vereadora da Juventude e Desporto as iniciativas não vão ficar por aqui.

“A Câmara do Porto tem tido um conjunto de medidas e de iniciativas de apoio aos atletas quer de eventos desportivos quer de programas. Muito recentemente tivemos outro programa da retoma de uma forma permanente e regular, apoiamos na aquisição de material desportivo. na aquisição no início da época desportiva, e um conjunto de outras medidas. Portanto, esta é mais uma. Todos os dias trabalhamos para continuar a incentivar e a proporcionar aos nossos atletas melhores e mais condições, reformulando as nossas infraestruturas desportivas, requalificando-as, com novas infraestruturas, reduzindo o preço por utilização das infraestruturas desportivas, criando novas valências desportivas e, portanto, estamos sempre a trabalhar com o objetivo de obter, cada vez mais, jovens e jovens adultos e seniores porque também é muito importante ter uma resposta desportiva para todas as idades e devidamente adequada e trabalhada”, concluiu.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Atualidade

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) assumiu, pela nona vez, a coordenação nacional e a implementação da estratégia e ações da Semana...

Atualidade

O Ética Summit tem ainda como tema a Violência no Desporto, contando com diversos painéis direcionados para o mesmo. A conferência ‘O desporto e...

Atualidade

O Ética Summit 2023 deu início às 19h15 desta sexta-feira. A segunda edição deste evento teve no painel inicial, sob o tema ‘Desporto Século...

Cursos e Congressos

O Ética Summit 2023 dá início esta sexta-feira, tendo término no domingo, dia 10. De realçar que este evento decorre num formato exclusivamente online,...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.