Líder do ranking mundial, o karateca Guilherme Gonçalves voltou na última sexta-feira ao lugar mais alto do pódio ao conquistar a medalha de ouro em kumite júnior -68kg, na Karate 1 – Youth League, em Veneza. O atleta do SC Braga venceu na final o grego Andreas Bitsoris (5-1) garantindo a conquista da mesma competição pelo segundo ano consecutivo.
Ao todo, realizou seis combates, tendo marcado 22 pontos contra apenas três sofridos, numa prova que contou até domingo com 2.566 atletas oriundos de 58 países. Todos os resultados podem aqui ser conferidos.
Os bons resultados, com inúmeras conquistas de peso na temporada, levaram o karateca de 17 anos à liderança mundial na categoria kumite júnior -68kg desde o último mês de maio. Guilherme Gonçalvez é o único atleta na história do karate português a ocupar esta posição.
Ao longo do ano, o karateca que é treinado pelo pai, Joaquim Gonçalves (diretor técnico nacional de karaté), já conquistou três medalhas de ouro no circuito mundial.
Leonor Gonçalves medalha de bronze
Outra medalha em Veneza veio também da mesma família, desta vez com a irmã de Guilherme, a Leonor Gonçalves, que esteve em grande plano desportivo este domingo e conquistou pelo segundo ano consecutivo a medalha de bronze em kumite juvenil -47kg.
Ao todo, Leonor realizou seis combates e acabou por ser superada na meia-final frente à belga Yasmine Rejraji (6-1). A atleta, que esteve na competição acompanhada pelos treinadores Elisabete Silva e Joaquim Gonçalves, marcou 28 pontos contra dez sofridos.