18 de Maio 2022 17:46
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Karaté

Líder do ranking mundial júnior, Guilherme Gonçalves sonha alto: “Quero ser campeão do mundo e vou trabalhar para isso”Exclusivo 

Guilherme Gonçalves é o líder do ranking mundial na sua categoria. Foto: COP

Guilherme Gonçalves tornou-se uma verdadeira máquina de conquistar medalhas. O atleta do SC Braga alcançou três esta temporada na K1 Youth League, sendo as duas primeiras de ouro, em Veneza, cidade italiana, e a segunda em Acapulco, no México. Há duas semanas, celebrou a medalha de bronze na Youth League de Limassol, no Chipre.

Os bons resultados levaram o karateca de 16 anos à liderança mundial na categoria kumite júnior -68kg. Após os dois lugares mais altos do pódio nas primeiras competições, Guilherme sofreu no Chipre um edema no púbis. Apesar das limitações, conseguiu superar as dores para regressar com mais uma medalha.

“A minha maior adversidade nesta última Youth League foi, sem dúvida, competir lesionado e mesmo assim ter feito uma grande prestação. Mas sinto que podia perfeitamente ter arrecadado a medalha de ouro como fiz em Veneza e no México”, afirmou em entrevista à SportMagazine.

Treinado pelo pai, o multimedalhado Joaquim Gonçalves, Guilherme pratica o karaté desde os 3 anos de idade. Na família de karatecas, destaca-se ainda a irmã de Guilherme, Leonor Gonçalves, que também faz uma temporada brilhante.

“O meu treinador tem um papel crucial no meu rendimento desportivo e o facto de ser meu pai ajuda-me imenso. Falando pessoalmente sinto que ainda há muito trabalho a fazer e muito por onde melhorar. E, com a minha motivação, sei que irei atingir os meus objetivos em mente”, destacou Guilherme.

Atualmente, o atleta natural de Braga divide a rotina de treinos com os estudos e está no 11.º ano a tirar Ciências e Tecnologias, na escola secundária Alberto Sampaio. Entre as horas na escola e no tatame, garante o empenho máximo. “Por trás destas grandes conquistas, há muitas horas de treino investidas. Tento ser o máximo assíduo e ouvir todos os treinadores e aproveitar todos os segundos de treino para poder ser melhor do que no dia anterior”, disse.

Guilherme Gonçalves prepara-se agora para mais conquistas. “O facto de ser jovem é bom porque gosto de sonhar bem alto. Os meus objetivos a curto prazo são manter a minha posição no ranking mundial e ser campeão da Europa e da Youth League em Porec, Croácia [a decorrer entre o final de junho e início de julho]. A longo prazo quero ser campeão do mundo e vou trabalhar para isso”, garantiu.

Por fim, Guilherme Gonçalves destacou duas inspirações no karaté. “Tenho dois atletas que me inspiram muito o Rafael Aghayev [Azerbaijão] e o Steven da Costa [França]. O Rafael Aghayev pela dedicação ao treino e os seu número de títulos em Campeonatos da Europa e do Mundo e o Steven pelo talento puro e por me identificar com ele na maneira de competir”, revelou o promissor atleta português.

Guilherme ao lado do pai e treinador, Joaquim Gonçalves. Foto: DR

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderás gostar

Outras Modalidades

Os Jogos Internacionais do Special Olympics Malta terminaram esta quarta-feira. A prova, que contou com mil participantes de 23 países diferentes, deu inicio na...

Atletismo

Portugal encerrou este domingo a sua participação nos Jogos Surdolímpicos, que decorreram em Caxias do Sul, no Brasil, entre os dias 1 e 15...

Ciclismo

Portugal contou, este domingo, com as participações de Telmo Pinão – C2 – e de Bernardo Vieira – C1 -, em corridas de 44,4...

Futsal

Dois títulos europeus (2018 e 2022) e um mundial (2021) alcançados com uma diferença temporal tão curta elevariam qualquer equipa ou seleção a um...

@2021 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.