No passado dia 7 de março, terça-feira, a Câmara do Porto atribuiu um patrocínio municipal a 29 atletas da cidade invicta. Este apoio destina-se a atletas de alto rendimento e de elevado potencial desportivo, ajudando no seu desenvolvimento enquanto atletas. Um dos atletas visados nestes patrocínios foi João Vieira, jovem karateca português de apenas 16 anos.
O primeiro atleta português a conquistar uma medalha de ouro em Europeus na modalidade de kata, em Praga, e também ele medalha de ouro no Mundial de Goju-Ryu, conversou com a SportMagazine sobre o patrocínio municipal que recebeu e os seus objetivos futuros enquanto atleta.
Ontem, a Câmara Municipal do Porto cedeu-lhe um apoio financeiro para continuar a desenvolver o seu percurso enquanto atleta. Pode-nos explicar como foi o processo de candidatura?
A candidatura começou no final de fevereiro do ano passado quando o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, fez uma palestra na minha escola, e eu tive a ideia que era uma oportunidade de entregar uma carta com o meu currículo, objetivos e sonhos que foi lida pelo mesmo. Após isso, fui contactado pela Ágora Porto para realizar uma reunião onde depois se abriu a candidatura que foi só preencher o formulário e tive a felicidade de ser um dos escolhidos.
O João tem vindo a conquistar várias distinções, prémios e medalhas no Karaté. Na sua perspetiva, de que forma é que o apoio cedido pela Câmara Municipal do Porto vai influenciar o seu o futuro enquanto atleta? Qual a sua importância?
Este apoio, cedido pela Câmara do Porto, vai-me ajudar a alcançar vários objetivos e a estar presente nas provas do circuito mundial. Este apoio desta magnitude tem uma importância muito relevante na vida de um atleta, uma vez que apoia a nossa presença nas provas internacionais tanto como na qualidade de treino que o desporto e exige.
Quais são os seus objetivos enquanto atleta? O que lhe falta conquistar?
Como atleta, os meus objetivos no karaté são voltar a subir ao pódio por Portugal nos Campeonatos da Europa e nas Youth leagues, conquistar a minha primeira medalha num campeonatos do mundo e em 2028 estar presente nos Jogos Olímpicos.