30 de Junho 2022 05:43
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Karaté

Leonor Gonçalves, o presente e o futuro do karaté português: “Cada vez mais quero ser melhor”Exclusivo 

Leonor Gonçalves, karateca portuguesa. Foto: Joaquim Gonçalves.

Crescida numa família de campeões, Leonor Gonçalves tem vindo a construir um percurso digno de um futuro promissor no karaté. Com apenas 13 anos, a atleta do SC Braga conquistou no último mês de maio uma inédita medalha de prata em kumite, na Youth League de Limassol, no Chipre, em Juvenil +47kg. O resultado não é o único que faz da atleta treinada pelos pais Joaquim Gonçalves e Elisabete Silva uma aposta para o futuro próximo do karaté português.

Além do pai, o multimedalhado Joaquim Gonçalves, Leonor, que pratica o karaté desde os 3 anos de idade, é irmã de Guilherme Gonçalves, atual líder mundial na categoria kumite júnior -68kg. “Tenho bastantes boas referências, mas em especial o Rafael Aghayev [Azerbaijão] e o Steven da Costa [França]. E claro, o meu irmão é a minha maior referência e inspiração diariamente. A dedicação deles perante o que fazem é sempre inspiradora”, afirmou a atleta, em entrevista à SportMagazine.

A medalha de prata conquistada recentemente foi a segunda de Leonor Gonçalves na presente temporada, na principal prova do circuito mundial da karate 1 Youth League, após a conquista do bronze em Veneza, em Itália, no passado mês de dezembro. “E o 1° lugar no Campeonato Nacional e o 1° lugar na Lion Cup no Luxemburgo”, acrescenta.

“O maior desafio foi claramente combater com pessoas bastante mais altas e pesados do que eu, porque eu estava na categoria máxima feminina da minha idade (+47kg). Estou satisfeita com a medalha de prata, porque é sempre uma medalha difícil de se conquistar tendo em conta o elevado nível desta competição, mas sei que podia ter conquistado o 1° lugar, pois foi uma distração minha”, avaliou a karateca bracarense.
A dividir a rotina com as aulas no colégio Externato Paulo VI, onde está no 7° ano, Leonor agora prepara-se para um novo desafio, a Youth League em Porec, na Croácia, a decorrer entre o final de junho e início de julho.
“A preparação nas competições de alto rendimento é sempre brutal. Temos que nos dedicar muito e ter muita disciplina. Sempre tento cumprir com o dever do treino porque o acho muito importante. O descanso também é fundamental, assim como manter uma alimentação saudável”, destacou, acrescentando sobre os trabalhos com o treinador e pai.
“O papel do meu treinador no meu desenvolvimento é muito importante e para mim o meu treinador é a pessoa mais importante na minha caminhada desportiva. A minha evolução só se vê nas competições. Quando compito cada vez mais quero ser melhor”, disse, concluindo sobre as metas na carreira. “O meu próximo objetivo é sem dúvida alguma, manter o meu título nacional e ganhar a K1 Youth League, em Porec. Para depois, o maior objetivo é o Campeonato de Europa e do Mundo”, pontuou.

Leonor Gonçalves ao lado do pai e treinador e do irmão campeão. Foto: Joaquim Gonçalves.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Karaté

Os dias seguintes à maior conquista da carreira foram intensos. Entrevistas, congratulações, celebração com familiares, amigos, colegas de seleção e senseis e a certeza de...

Karaté

Portugal encerrou este domingo a participação no Campeonato Europeu de Cadetes, Juniores e Sub-21 inserido no top-10 do continente na classificação geral. A equipa...

Karaté

Karateca número 1 em Portugal em kumite -50kg, Sara Leal voltou a representar bem o país no último fim de semana, quando alcançou um...

Karaté

O karateca português Joaquim Mendes conquistou este domingo a medalha de bronze em Kumite Sénior, categoria -67kg, no Campeonato da Europa Sénior de Karaté...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.