12 de Outubro 2024 02:33
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Karaté

Leonor Gonçalves, o presente e o futuro do karaté português: “Cada vez mais quero ser melhor”Exclusivo 

Leonor Gonçalves, karateca portuguesa. Foto: Joaquim Gonçalves.

Crescida numa família de campeões, Leonor Gonçalves tem vindo a construir um percurso digno de um futuro promissor no karaté. Com apenas 13 anos, a atleta do SC Braga conquistou no último mês de maio uma inédita medalha de prata em kumite, na Youth League de Limassol, no Chipre, em Juvenil +47kg. O resultado não é o único que faz da atleta treinada pelos pais Joaquim Gonçalves e Elisabete Silva uma aposta para o futuro próximo do karaté português.

Além do pai, o multimedalhado Joaquim Gonçalves, Leonor, que pratica o karaté desde os 3 anos de idade, é irmã de Guilherme Gonçalves, atual líder mundial na categoria kumite júnior -68kg. “Tenho bastantes boas referências, mas em especial o Rafael Aghayev [Azerbaijão] e o Steven da Costa [França]. E claro, o meu irmão é a minha maior referência e inspiração diariamente. A dedicação deles perante o que fazem é sempre inspiradora”, afirmou a atleta, em entrevista à SportMagazine.

A medalha de prata conquistada recentemente foi a segunda de Leonor Gonçalves na presente temporada, na principal prova do circuito mundial da karate 1 Youth League, após a conquista do bronze em Veneza, em Itália, no passado mês de dezembro. “E o 1° lugar no Campeonato Nacional e o 1° lugar na Lion Cup no Luxemburgo”, acrescenta.

“O maior desafio foi claramente combater com pessoas bastante mais altas e pesados do que eu, porque eu estava na categoria máxima feminina da minha idade (+47kg). Estou satisfeita com a medalha de prata, porque é sempre uma medalha difícil de se conquistar tendo em conta o elevado nível desta competição, mas sei que podia ter conquistado o 1° lugar, pois foi uma distração minha”, avaliou a karateca bracarense.
A dividir a rotina com as aulas no colégio Externato Paulo VI, onde está no 7° ano, Leonor agora prepara-se para um novo desafio, a Youth League em Porec, na Croácia, a decorrer entre o final de junho e início de julho.
“A preparação nas competições de alto rendimento é sempre brutal. Temos que nos dedicar muito e ter muita disciplina. Sempre tento cumprir com o dever do treino porque o acho muito importante. O descanso também é fundamental, assim como manter uma alimentação saudável”, destacou, acrescentando sobre os trabalhos com o treinador e pai.
“O papel do meu treinador no meu desenvolvimento é muito importante e para mim o meu treinador é a pessoa mais importante na minha caminhada desportiva. A minha evolução só se vê nas competições. Quando compito cada vez mais quero ser melhor”, disse, concluindo sobre as metas na carreira. “O meu próximo objetivo é sem dúvida alguma, manter o meu título nacional e ganhar a K1 Youth League, em Porec. Para depois, o maior objetivo é o Campeonato de Europa e do Mundo”, pontuou.

Leonor Gonçalves ao lado do pai e treinador e do irmão campeão. Foto: Joaquim Gonçalves.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Karaté

O karateca luso Guilherme Gonçalves conquistou, em Cancún, no México, a medalha de prata na Karate1 Youth League. O bracarense, de 19 anos, subiu...

Karaté

Leonor Gonçalves, karateca do SC Braga, conquistou a medalha de prata no Karaté 1 Youth League WKF, que se realizou no México. De realçar...

Karaté

Ana Cruz, karateca de 28 anos, já garantiu, no mínimo, uma medalha de bronze em Cracóvia, na prova de kata. A portuguesa começou a...

Karaté

No passado dia 7 de março, terça-feira, a Câmara do Porto atribuiu um patrocínio municipal a 29 atletas da cidade invicta. Este apoio destina-se...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.