No segundo dia do Campeonato do Mundo de Judo, que decorre em Tashkent, no Uzbequistão, Portugal foi representado por uma única atleta: Joana Diogo. Após vencer na estreia a jovem uzbeque Sita Kadamboeva (57ª do ranking mundial e Campeã Asiática de Juniores em 2021), a portuguesa 27.ª do mundo na categoria -52 kg acabou superada pela mongol Khorloodoi Bishrelt (9ª).
No primeiro combate, a judoca de Coimbra alcançou a vitória por ippon, após conseguir imobilizar a sua adversária. Nos oitavos de final, entretanto, após um início equilibrado, Joana Diogo foi surpreendida por Khorloodoi Bishrelt, que conseguiu o ippon por projeção. Com este resultado, a atleta lusa terminou a competição com um honroso 9º lugar.
Recorde-se que Portugal também não teve sorte no primeiro dia de competição, quando Catarina Costa e Rodrigo Lopes acabaram por ser eliminados na primeira luta.
Este sábado, competem os atletas das categorias -57 kg feminina e -73 kg masculina, sem representação portuguesa. No domingo, em -63 kg, Bárbara Timo (26.ª) defronta a sérvia Anja Obradovic (43.ª) e, em -81 kg, João Fernando (61.º) isento na primeira ronda, encontra o vencedor do combate entre o japonês Sotaro Fujiwara (12.º) e o sul-coreano Jonhoon Kim (74.º).
Na segunda-feira, em -90 kg, Anri Egutidze (47.º) lutará com o norte-americano John Jayne (27.º) e, no dia seguinte, o bicampeão mundial Jorge Fonseca (1.º, primeiro cabeça de série), isento na primeira ronda, terá o romeno Asley González (25.º) na categoria -100kg. Na quarta-feira Portugal fechará a participação com Rochele Nunes (16.ª), em +78 kg, a defrontar a checa Marketa Paulusova (78.ª).