Comemorou-se a 25 de Setembro último o Dia do Treinador, data assinalada com uma cerimónia que decorreu na Tribuna de Honra do Estádio Nacional do Jamor e que contou com a presença de Vítor Pataco, Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., em representação do Governo.
Vítor Pataco salientou na ocasião a importância social do treinador, não apenas na “melhoria das competências técnicas do praticante ou do atleta, mas também o seu papel na modificação de comportamentos.”
O presidente do IPDJ alertou, ainda, para uma certa tendência de inatividade física que está a acentuar-se entre as camadas mais jovens na Europa e no Mundo, tendência que a pandemia agravou, e que os treinadores devem ativamente ajudar a combater.
A comemoração do Dia do Treinador incluiu uma acção de formação promovida pela Confederação dos Treinadores de Portugal, na qual participaram os treinadores José Uva e Ivo Quendera. Na conversa sobre “A importância do treinador”, moderada pelo presidente da Confederação, Pedro Sequeira, os dois consagrados técnicos deixaram mensagens de resiliência aos seus colegas.
José Uva, treinador da medalhada olímpica Patrícia Mamona, exortou os colegas treinadores a “não se isolarem, procurando o conhecimento junto dos que têm mais experiência”.
Ivo Quendera, treinador de Norberto Mourão, medalha de bronze na paracanoagem dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, deixou uma mensagem semelhante, aconselhando os treinadores a “procurarem uma rede de trabalho colaborativo, potenciando a interação com outros colegas como via útil de aprendizagem e evolução”.