16 de Maio 2022 07:24
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Agenda

Vítor Pataco e a importância social do treinador: “Modifica comportamentos”

Comemorou-se a 25 de Setembro último o Dia do Treinador, data assinalada com uma cerimónia que decorreu na Tribuna de Honra do Estádio Nacional do Jamor e que contou com a presença de Vítor Pataco, Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., em representação do Governo.

Vítor Pataco salientou na ocasião a importância social do treinador, não apenas na “melhoria das competências técnicas do praticante ou do atleta, mas também o seu papel na modificação de comportamentos.”

A conversa sobre “A importância do treinador” foi moderada pelo presidente da Confederação, Pedro Sequeira

O presidente do IPDJ alertou, ainda, para uma certa tendência de inatividade física que está a acentuar-se entre as camadas mais jovens na Europa e no Mundo, tendência que a pandemia agravou, e que os treinadores devem ativamente ajudar a combater.

A comemoração do Dia do Treinador incluiu uma acção de formação promovida pela Confederação dos Treinadores de Portugal, na qual participaram os treinadores José Uva e Ivo Quendera. Na conversa sobre “A importância do treinador”, moderada pelo presidente da Confederação, Pedro Sequeira, os dois consagrados técnicos deixaram mensagens de resiliência aos seus colegas.

José Uva, treinador da medalhada olímpica Patrícia Mamona, exortou os colegas treinadores a “não se isolarem, procurando o conhecimento junto dos que têm mais experiência”.

Ivo Quendera, treinador de Norberto Mourão, medalha de bronze na paracanoagem dos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, deixou uma mensagem semelhante, aconselhando os treinadores a “procurarem uma rede de trabalho colaborativo, potenciando a interação com outros colegas como via útil de aprendizagem e evolução”.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderás gostar

Futsal

Dois títulos europeus (2018 e 2022) e um mundial (2021) alcançados com uma diferença temporal tão curta elevariam qualquer equipa ou seleção a um...

Karaté

Guilherme Gonçalves tornou-se uma verdadeira máquina de conquistar medalhas. O atleta do SC Braga alcançou três esta temporada na K1 Youth League, sendo as...

Karaté

O karateca Tiago Duarte será o único representante de Portugal entre 240 atletas presentes na Karaté 1 Premier League Rabat, que decorre a partir...

Outras Modalidades

Portugal garantiu, esta terça-feira, mais dois diplomas nos Jogos Surdolímpicos, disputados em Caxias do Sul, no Brasil. Para além destes diplomas, o país fechou...

@2021 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.