24 de Abril 2024 10:58
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Andebol

Tornar real… o sonho olímpico

Foto: Federação Andebol de Portugal

A seleção portuguesa de andebol tem, esta sexta-feira (14h30, com transmissão em direto na RTP 2), diante da Eslovénia, um desafio de elevada importância na segunda jornada da ronda principal do Euro-2024, com vista à presença no Torneio Pré-Olímpico (há uma vaga em aberto).

França e Dinamarca têm já entrada direta em Paris 2024, enquanto Hungria, Suécia, Alemanha e Noruega vão disputar esse torneio de acesso à grande competição, devido à sua classificação no IHF World Championship de 2023.

“Já Portugal terá que ficar, na classificação final do EHF Euro 2024, à frente de Croácia, Áustria, Islândia, Eslovénia e Países Baixos, ou, então, atrás de apenas uma delas. Embora se possa dar o caso do Egito se sagrar Campeão das Nações Africanas e, assim, garantir um acesso direto a Paris 2024, deixando a sua vaga em aberto para a Croácia”, destaca, numa nota publicada no site oficial, a Federação de Andebol de Portugal.

Portanto, e estando Eslovénia e Países Baixos no caminho de Portugal no main-round e a concorrer também por uma vaga no Torneio Pré-Olímpico, “uma vitória diante destas duas seleções deixaria os Heróis do Mar em posição muito favorável de voltar a tocar o céu, como em 2021”, destaca a nota da FAP.

 

Raio-x aos eslovenos

No plantel da seleção eslovena destaca-se a experiência de atletas consagrados como Jure Dolenec (Limoges Handball), Dean Bombač (OTP Bank Pick Szeged), Miha Zarabec (Orlen Wisła Płock), Aleks Vlah (Aalborg Håndbold) e os implacáveis pontas Blaž Janc (Barça) e Gašper Marguč (Telekom Veszprém KC), para além de alguns jovens talentos.

Esta será a 14.ª participação da Eslovénia nas 16 edições de Campeonatos Europeus (jogam-se desde 1994).

A Eslovénia chegou ao quadro principal depois de ter feito o pleno de vitórias no grupo D (contra Polónia, Ilhas Faroé e Noruega) e sofreu a primeira derrota na competição no arranque da ronda principal, diante da Suécia, actual campeã europeia, por 22-28.

“Apesar desse primeiro dissabor, atletas e equipa técnica, encabeçada pelo treinador Uroš Zorman, continuam a ambicionar conquistar a primeira medalha nos europeus desde a histórica prata, em 2004”, recorda a FPA.

Foto: Federação Andebol de Portugal

10.º jogo entre ambos

Ao longo dos últimos 30 anos, Portugal e Eslovénia têm entre si nove jogos oficiais, sete dos quais relacionados com Campeonatos da Europa e ainda dois referentes ao play-off de acesso ao Mundial de 2013.

O saldo é positivo aos eslovenos, que somam seis triunfos. Portugal venceu por duas vezes e há ainda um empate a registar, em 2016. Agora, segue-se o décimo confronto, em Hamburgo.

Curiosamente, o último jogo entre Portugal e Eslovénia também diz respeito ao Grupo II da ronda principal, então no EHF Euro-2020 – competição de boa memória para os lusos, que garantiram a melhor classificação de sempre (6.º lugar) -, os eslovenos venceram por 24-29.

 

Por: Pedro Silva
Foto: Federação Andebol de Portugal

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Andebol

Miguel Laranjeiro, candidato único à presidência da Federação de Andebol de Portugal (FAP), foi reeleito para o último mandato na liderança da entidade (o...

Andebol

França, Espanha e Polónia vão medir forças com Portugal no grupo C do Europeu de 2024 de andebol feminino, que vai ter lugar entre...

Agenda

O Pavilhão Municipal de São Pedro do Sul foi palco da final da Taça Federação feminina de andebol, que foi conquistada pelo Benfica que,...

Andebol

A seleção portuguesa feminina de andebol apurou-se, este domingo, para a fase final do Europeu de 2024, apesar de ter perdido, por 25-22, com...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.