A surfista portuguesa Teresa Bonvalot conquistou esta terça-feira o triunfo no Sydney Surf Pro, a segunda etapa do circuito Challenger Series, disputado na Austrália. A vitória veio na final diante da anfitriã Nikki van Dijk. Com o êxito, Teresa subiu ao terceiro lugar do circuito que dá acesso ao World Tour da World Surf League.
“Adoro a Austrália e ter regressado após dois anos de pandemia pareceu surreal. Já tinha tido aqui um grande resultado no passado e, agora, sinto-me muito feliz por colocar a bandeira portuguesa no topo. Só me preocupei em surfar e mostrar o melhor do meu surf. Ganhar foi uma grande sensação, sobretudo por ter enfrentado uma surfista tão boa como a Nikki van Dijk na final. É um sentimento muito bom”, afirmou a surfista de Cascais. “É um sentimento incrível”, acrescentou.
Na primeira meia-final, disputada ao início da madrugada portuguesa, a atleta portuguesa de 22 anos venceu a havaiana Keala Tomoda-Bannert, campeã europeia. O heat decisivo com a australiana Nikki van Dijk, antiga top mundial e uma das surfistas mais experientes deste circuito, aconteceu só pelas 5h30 (de Portugal).
Teresa abriu a disputa de uma forma muito forte, colocando-se numa liderança firme. Após quatro ondas surfadas, Teresa já somava 15.83 pontos, o que garantiria a vitória. Após a vitória, Teresa foi levada em ombros desde a água até à zona de entrevistas, onde foi entoado o hino português pela mão cheia de portugueses presentes no areal, incluindo as colegas Kika Veselko e Mafalda Lopes.
A primeira vitória no Challenger Series deixa Teresa Banvalot no terceiro postolugar deste circuito de qualificação, que atribui 12 vagas masculinas e seis femininas para o circuito principal de 2023. Após duas das oito provas, a surfista de Cascais soma 11.900 pontos, a 2.845 pontos da norte-americana Caitlin Simmers, que lidera, e a 645 de Van Dijk, segunda classificada.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Associação Nacional Surfistas (@ansurfistas)