O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), Luís Nobre, acompanhado pelo executivo municipal, recebeu, na passada quinta-feira, nos Paços do concelho, a tetracampeã mundial de parasurfing Marta Paço.
O autarca vianense indicou que “é uma alegria e até já começa a ser um hábito” receber a surfista vianense após a conquista de mais uma medalha “que é o resultado de muito esforço e dedicação”. “És uma inspiração para o mundo pela tua capacidade de superação”, vaticinou Luís Nobre.
Marta Paço, emocionado, que a prova lhe correu “muito bem”, porque apanhou “bom tempo e boas ondas”.
O treinador e selecionador nacional de parasurfing, Tiago Prieto, indicou que a surfista vianense “é a referência do surf adaptado no mundo”, explicando que, nas diversas provas onde participam, a dupla é procurada “para conselhos e sugestões”.
João Zamith, presidente do Surf Clube de Viana, indicou que Viana do Castelo “é um exemplo a nível mundial do desenvolvimento desta modalidade”, o que tem permitido projetar a cidade e o concelho em todo o mundo.
A surfista vianense, tecorde-se, mo Mundial ISA de Para Surfing de 2024, conquistou a medalha de ouro na categoria feminina VI 1, destinada a competidoras invisuais, na icónica Huntington Beach, na Califórnia.
“A atleta vianense, de 19 anos de idade, conquistou, assim, o quarto título mundial ISA consecutivo. Na final, Marta Paço somou 10,83 pontos, graças a uma onda de 5,83 pts e outra de 5,00 pts, ficando à frente da francesa Valentine Moskoteoc (4,66 pts), da espanhola Carmen Lopes (4,50 pts) e da francesa Juliette Mas (3,67 pts). Em 2019, a surfista Marta Jordão Paço tornou-se a Cidadã de Mérito mais nova de sempre na história de Viana do Castelo. A jovem de Outeiro, na altura com apenas 14 anos, foi uma das personalidades distinguidas na sessão solene comemorativa dos 171 anos de elevação de Viana do Castelo a cidade”, destaca, em nota publicada no site oficial, a CMVC.
Por: Pedro Silva
Fotos: CM Viana do Castelo