Francisca Jorge e Frederico Silva venceram a edição centenária do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto, enquanto João Couceiro revalidou o título de campeão nacional de ténis em cadeira de rodas no derradeiro dia da prova rainha do ténis nacional, organizada pela Federação Portuguesa de Ténis na nave de campos cobertos do Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras.
“Menos de 24 horas depois de terem celebrado a conquista do sexto título em pares femininos, Francisca Jorge (190.ª no ranking WTA) e Matilde Jorge (339.ª) estiveram frente a frente na discussão de singulares pela quinta vez nos últimos seis anos e o desfecho voltou a ser favorável à mais velha e mais cotada, que venceu por 6-3 e 6-3”, destaca, em nota enviada às redações, a Federação Portuguesa de Ténis.
Aos 24 anos, Francisca Jorge “assinou a 31.ª vitória consecutiva no Campeonato Nacional Absoluto e igualou os oito títulos de Angélica Plantier para subir ao pódio das mais tituladas. À frente estão apenas Sofia Prazeres (venceu nove edições consecutivas de 1990 a 1998) e Leonor Peralta, que conquistou 10 títulos consecutivos entre 1967 e 1976 e depois ainda venceu mais três”, destaca a nota da FPT.
Frederico Silva (394.º ATP) também confirmou o estatuto de primeiro cabeça de série e igualmente com quatro vitórias em sets diretos. “De volta ao Campeonato Nacional Absoluto depois de três anos de ausência, o jogador das Caldas da Rainha superou as melhores prestações da carreira (tinha três derrotas em meias-finais) e só parou com o título nas mãos ao vencer Daniel Batista — o primeiro qualifier desde 2010 a chegar à final — por 6-1 e 6-2”, junta a nota da FPT.
O último vencedor de singulares a ser coroado foi João Couceiro, que, depois de duas vitórias contra Carlos Leitão (o recordista de títulos nacionais) em finais, venceu Jean Paul Melo (que surge logo a seguir na lista de titulados) na decisão deste sábado, por 4-6, 6-4 e 6-3, para se tornar tricampeão.
Nos pares, Melo e Leitão levaram a melhor sobre Couceiro e João Sanona, por 6-2 e 6-4, e conquistaram o título.
Por: Pedro Silva
Fotos: FPT