O tenista vimaranense João Sousa, o mais internacional dos jogadores lusos – disputou, na semana passada, pela 33.ª vez, uma eliminatória da principal competição de ténis, a Taça Davis – e actual 289 do ranking ATP, vai participar, em Braga, a partir de domingo (dia 24) e até um de Outubro, no ATP Challenger Tour, prova que será organizada pelo Clube de Ténis e que conta os apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal de Braga.
“E pela primeira vez nas cinco edições do torneio fará parte do elenco o melhor tenista português de sempre, João Sousa”, destaca a Federação Portuguesa de Ténis.
“Recém-chegado de Schwechat, onde somou um triunfo fundamental para a vitória histórica de Portugal que permitiu à seleção nacional igualar o melhor resultado de sempre na Taça Davis e garantir a quinta presença na ronda de acesso à fase final, o vimaranense de 34 anos foi contemplado com um wild card. Ex-número 28 mundial e detentor de quatro títulos ATP, João Sousa regressou recentemente à competição depois de tratar uma lesão nas costas e destacou-se de imediato ao alcançar a final do Challenger 125 do Porto e as meias-finais do Challenger 50 de Praga, na República Checa, antes de representar a selecção”, destaca a nota.
Para além de João Sousa, também Gastão Elias (351.º) foi contemplado com um wild card para o quadro principal de singulares do quinto Braga Open. O tenista da Lourinhã procura o regresso aos bons resultados — estava encaminhado para vencer a final do Challenger de Girona quando contraiu a lesão que o afastou durante vários meses — e em Braga já jogou umas meias-finais, em 2018.
Nomes de peso em Braga
O húngaro Zsombor Piros (110.º classificado no ranking mundial e vencedor de um “Challenger” em Oeiras) lidera uma lista de inscritos da qual também fazem parte também o espanhol Pedro Martínez (118.º), o cazaque Timofey Skatov (123.º), que jogou a final em 2022, e o italiano Flavio Cobolli (129.º).
*por Pedro Silva*