Tamila Holub, nadadora portuguesa, de 23 anos, é uma das atletas que vai representar Portugal nos European Aquatics Championships, disputados em Roma, capital italiana, a partir de 11 de agosto.
No que à preparação para a competição diz respeito, Tamila diz, em conversa com a SportMagazine, ter uma resposta “pouco original”. A nadadora nascida na Ucrânia, afirma que se preparou “treinando, na verdade. Acho que é a única forma que uma pessoa se pode preparar”. Tamila afirma treinar cerca de 10 a 11 vezes por semana. “Juntando o treinar, a alimentação e o sono”, a atleta chega a esta prova preparada para a mesma.
Aquando perguntada acerca dos objetivos neste Europeu, a nadadora, campeã nacional absoluta nos 400 e 800m livres pelo Sporting Clube de Braga, diz que prefere ir passo a passo.
“Para começar seria uma final, uma ou duas, preferencialmente. Tanto os 800 como os 1500 [metros], uma final seria realmente ótimo. A partir daí é ver no que resulta. É um passo de cada vez, porque, caso contrário, costuma correr mal. Por isso é melhor focar-me num passo de cada vez. Primeiro chegar à final e depois aí uma pessoa já pensa em frente”, diz.
Recorde-se que, nos Europeus de Budapeste, o ano passado, Tamila Holub já participou na final dos 1500 metros livres, terminando em terceiro da sua série, com um tempo de 16.15,50 minutos, ficando em oitavo lugar. Em 2018, em Glasgow, nesta mesma competição, conquistou um sétimo lugar nessa mesma categoria. A nadadora participou ainda nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Para além de Tamila, Portugal vai ser representado por mais 13 atletas. A nadadora portuguesa deixa elogios à comitiva portuguesa.
“Eu já estou na seleção desde os 16, 15 anos e, honestamente, tem sido um gosto ver como a natação está a evoluir e é um gosto pensar que também estou a contribuir. Mas claramente o grupo é muito bom e temos muitos talentos, pessoas muito trabalhadoras. Por isso, acho que só podemos esperar pelo melhor”
Tamila Holub afirma ainda que os seus objetivos para além desta competição passam por uma presença nos Jogos Olímpicos.