21 de Maio 2024 23:19
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Natação

José Machado avalia chances de Portugal nos Europeus de Natação: “Maior presenças em finais do que nos últimos”

Foto: FPN

Os dez nadadores representantes de Portugal nos Europeus de Natação embarcaram esta segunda-feira para Roma, onde irão competir com os melhores atletas do continente entre os dias 11 e 17 deste mês no Complexo de Natação Foro Itálico. José Machado, diretor desportivo da Federação Portuguesa de Natação (FPN), avalia haver chances de alguns nadadores chegarem às finais.

“A particularidade desta edição de Roma é que para os nadadores presentes vai ser, de forma assumida, a competição mais importante da época. A expectativa em relação aos resultados está um pouco mais elevada. Por outro lado, as posições que alguns atletas ocupam nos rankings permitem-nos pensar que é possível termos a participação em finais”, afirmou José Machado aos canais oficiais da FPN.

“É possível que o grosso deste grupo, ou mesmo a totalidade possam nadar de tarde [meias-finais e finais]. Isto significa que todos os nadadores poderão conseguir classificações dentro dos 16 primeiros, o que está de acordo com a bitola que se estabeleceu do acesso a estes europeus e foi com essa base que os mínimos foram construídos. Se todos os atletas se apresentarem na sua melhor forma, o que nem sempre é fácil, em conjunto com o crivo que foi estabelecido para o acesso, há a espectativa de todos conseguirem classificações dentro dos 16 primeiros”, acrescentou.

No total, Portugal terá dez nadadores, sendo seis femininos e quatro masculinos. Entre os destaques estão Diogo Ribeiro, atleta de 17 anos, que acumula este ano vários recordes e medalhas em competições nacionais e internacionais. O atleta treinado por Alberto Silva compete em quatro provas: os 50m e 100m livres e os 50m e 100m mariposa.

Entre as nadadoras, a olímpica Catarina Monteiro, nos 200m mariposa, onde é recordista nacional e chegou à meia-final nos Jogos Olímpicos de Tóquio, tem boas hipóteses de avançar à final do Europeu. Além dela, Camila Rebelo, recordista nacional dos 100m costas também vive um momento especial e pode coroar o seu crescimento nesta competição.

“Há um aspeto particular: não nos lembramos de situações em que tenhamos nadadores participar nestes campeonatos da Europa com tempos de entrada dentro dos 8 primeiros. Temos alguns nadadores que tem condições para na “entrylist” figurarem entre os oito melhores da competição. Alguns quase de certeza absoluta – a Camila Rebelo está no sexto lugar do ranking europeu, a Ana Catarina Monteiro está no sétimo – portanto, mesmo que participem todas as nadadoras, o que também não é certo, essas têm condições de na lista de entrada estarem entre os finalistas. Esta é a expectativa em relação a outras competições semelhantes, penso que partimos com mais aspirações de conseguir mais classificações de final e mais classificações de semifinal”, disse José Machado

Além dos dez elementos na natação pura, Portugal também terá quatro representantes nas águas abertas e um dueto na artística. Cheila Vieira e Maria Gonçalves, ambas do Gesloures, constituem o dueto absoluto de Portugal na natação artística. Já nas águas abertas, foram convocados Tiago Campos (CN Rio Maior), Diogo Cardoso (Sporting), Angélica André (FC Porto) e Mafalda Rosa (CN Rio Maior).

O enquadramento técnico em Roma será assegurado por Alberto Silva [head coach], Igor Silveira [fisioterapeuta, José Machado, Samie Elias [biomecânico] – todos membros da FPN. Como treinadores convidados seguem viagem: Fábio Pereira (CFV), Vítor Ferreira (ALN); além de Daniel Moedas [fisioterapeuta] e Rui Escaleira [médico].

José Machado, diretor técnico nacional. Foto: FPN

Representantes de Portugal:

Ana Catarina Monteiro (CF Vilacondense), 100M, 200M

Ana Pinho Rodrigues (Desportiva de Viana), 50B, 100B

Camila Rodrigues Rebelo (Louzan Natação), 50C, 100C, 200C

Diana Margarida Durães (Benfica), 800L, 1500L

Rafaela Gomes Azevedo (Algés e Dafundo), 50C, 100C

Tamila Hryhorivna Holub (SC Braga), 800L, 1500L

Diogo Matos Ribeiro (Benfica), 50L, 100L, 50M, 100M

Francisco Rogério Santos (Sporting), 50C, 100C, 200C

Gabriel José Lopes (A Louzan Natação), 200B, 200E

João Nogueira Costa (Vitória SC), 50C, 100C, 200C

Calendário de provas:

Quinta-feira 1.º dia (11/08)

Diogo Ribeiro 50 Mariposa

Camila Rebelo 200 Costas

João Costa e Francisco Santos 100C

Tamila Holub e Diana Durães 800 Livres.

Sexta-feira 2.º dia (12/08)

Diogo Ribeiro 100L

Ana Pinho 100 Bruços

Francisco Santos e João Costa 200C.

Sábado 3.º dia (13/08)

Diogo Ribeiro 100M

Camila Rebelo e Rafaela Azevedo 50C

Gabriel Lopes 200B

Domingo 4.º dia (14/08)

Ana Catarina Monteiro 100M

João Costa e Francisco Santos 200C.

Segunda-feira 5.º dia (15/08)

Camila Rebelo e Rafaela Azevedo 100C.

Terça-feira 6.º dia (16/08)

Diogo Ribeiro 50L

Ana Catarina 200M

João Costa e Francisco Santos 100C

Ana Pinho 50B

Gabriel Lopes 200 Estilos.

Quarta-feira 7.º dia (17/08)

(sem portugueses)

Foto: FPN

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Natação

O Fluvial Portuense sagrou-se, no passado fim de semana, campeão português de polo aquático pela quarta vez na história, ao vencer em casa o...

Adaptado

A seleção portuguesa arrecadou três medalhas e estabelceu 13 novos recordes nacionais nos Europeus Open de natação paralímpica, disputados no Funchal, resultados que a...

Adaptado

O português Diogo Cancela conquistou, esta terça-feira, a medalha de prata na prova dos 100 metros mariposa S8 dos Europeus Open de natação paralímpica,...

Natação

Diana Durães (Benfica) e Ana Rodrigues (Escola Desportiva de Viana) garantiram,no passado sábado, os mínimos para os Mundiais de Budapeste (10 a 15 de...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.