O sorteio realizado esta quinta-feira na Quinta dos Cónegos, na Maia, definiu os primeiros confrontos do play-off do Grupo Mundial I da Taça Davis, que decorre no Complexo Municipal da Maia, nas próximas sexta-feira e sábado. O capitão da equipa portuguesa Rui Machado demonstrou confiança na vitória de Portugal na eliminatória com a Polónia e apostou na “garra”, na força do público e no “campo de terra batida” como fatores a favor de Portugal.
“São os fatores que jogam a favor da nossa equipa. Tenho muitos anos de ténis neste nível e tudo poderá acontecer, mas quero acreditar que a garra, o campo de terra batida e o apoio do público vão ser os fatores que vão marcar a diferença com a Polónia”, disse, na conferência de imprensa, realizada esta manhã.
O tenista número um português, João Sousa (87.º no ranking da ATP), vai defrontar na sexta-feira o polaco Kacper Zuk, que ocupa o 190.º lugar na hierarquia mundial. “A Polónia tem uma equipa muito completa, com jogadores que têm vindo a fazer uma boa temporada”, referiu Sousa.
O segundo jogo de singulares, no mesmo dia será entre Nuno Borges (165.º), que vai jogar em casa, diante de Kamil Majchrzak, número um polaco e 75.º mundial. “A equipa está toda muito bem, mas nós esperamos uma eliminatória bastante difícil, contra uma equipa que tem tido muito bons resultados”, destacou Rui Machado.
No sábado, a vez será dos encontros de pares. A dupla Nuno Borges e Francisco Cabral duelam contra Szymon Walkow e Jan Zielsinski. No segundo jogo do dia, mais dois encontros de singulares, com João Sousa diante de Kamil Majchrzak, e Nunco Borges contra Kacper Zuk. A eliminatória decidirá a manutenção no Grupo I da Taça Davis.