Portugal sagrou-se, este sábado, campeão europeu de sub-17 de hóquei em patins pela 15.ª vez, ao vencer a Espanha, por 5-2, em Girona, reconquistando, assim, o ceptro que lhe fugia desde 2017.
No Pavilhão Josep Jou, em Olot, os espanhóis, pentacampeões europeus, até entraram bem, com um golo de Marc Orús, aos 11 minutos, mas a seleção chegou ao empate por João Almeida, aos 13, com um remate forte. A partir daí, só deu Portugal que chegou aos 5-1 (golos de Martim Nunes, Tomás Almeida, Samuel Araújo e Martim Nunes), tendo os espanhóis reduzido, por Nico Sama, para 5-2, na conversão de um livre direto, por Nico Sama, que fechou o resultado.
“Papel fundamental dos jogadores” (Hugo Azevedo)
O seleccionador nacional, Hugo Azevedo, estava, no final, “muito satisfeito” com o desempenho dos jogadores.
“O balanço é muito positivo, mas não posso deixar de ressalvar aquilo que é o papel dos jogadores, porque a verdade é que nós só ganhámos porque fomos capazes de formar um grupo muito forte. São atletas com muita qualidade, mas acima de tudo, com muita humildade e isso foi a base para tudo. É um facto que trabalhámos muito também e esse trabalho foi o dínamo que precisávamos para conseguir ser campeões europeus”, concluiu.
Ranking (pódio)
Espanha 22 títulos
Portugal 15
Itália 6.
Por: Pedro Silva
Fotos: FPP