5 de Outubro 2022 01:10
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Natação

Sete olímpicos e mais de 40 equipas presentes no Meeting Internacional da Póvoa de Varzim

Foto: Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP)
Competição que marca a abertura da época nacional em piscina longa, o XII Meeting Internacional da Póvoa de Varzim acontece este fim de semana com a participação de sete nadadores olímpicos. Estarão presentes nomes como José Paulo Lopes e Tamila Holub (Sporting de Braga); Angélica André (FC Porto); Ana Catarina Monteiro (Fluvial Vilacodense); Adriano Niz (Grupo Desportivo de Famalicão); Filipe Gomes (Bairro dos Anjos); e Fernando Silva (União Piedense).

No sábado e domingo, as eliminatórias realizam-se às 09h00 e as finais às 16h00. Será permitido o acesso do público às bancadas no limite máximo de 250 lugares. Além disso, o evento será transmitido em direto através da rede social Facebook da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP).

O Meeting da Póvoa de Varzim é um evento de referência de mínimos para os Campeonatos do Mundo de absolutos (adiados para 2023, Fukuoka) e Campeonatos da Europa de absolutos (11 a 17 de agosto, Roma), bem como para os Mundiais de Juniores (23 a 28 de agosto, Kazan) e Europeus de Juniores (5 a 10 de julho, Bucareste).

Ao todo, 363 atletas (201 masculinos e 162 femininos) estarão presentes na competição, que contará com 41 equipas, entre as quais três de Espanha e a Seleção Portuguesa Pré-Júnior. O FC Porto, com 29 inscritos, é a equipa com maior número de nadadores, seguido do Grupo Desportivo de Famalicão com 21 e da Seleção Portuguesa Pré-Júnior e Sporting de Braga, ambos com 20.

Uma ausência de última hora será a da nadadora Ana Rodrigues (Escola Desportiva de Viana), recordista de Portugal nos 100 metros e nos 50 metros bruços, que acabou por testar positivo à Covid-19 às vésperas da competição.

Experiência inédita

Na organização, a ANNP observa que vai implementar um novo sistema de cronometragem de arbitragem, usado em competições da Federação Internacional de Natação e Liga Europeia de Natação. A associação destaca que trata-se de uma “experiência inédita em Portugal” com a utilização de dois sistemas de cronometragem totalmente independentes um do outro e também autónomos de alimentação elétrica externa.

Cada cronometrista irá operar dois “backups” em simultâneo e não o habitual cronómetro. O objetivo desta mudança passa pela não necessidade de utilização de cronómetro em determinados eventos, situação já observada em diversas competições de âmbito internacional, estando ativas a placa e dois “backups”. Apenas o chefe de cronometristas deverá continuar a operar dois cronómetros.

Outra das novidades será a visualização do tempo eletrónico em tempo real de cada prova, numa articulação entre o novo sistema de cronometragem e a empresa operadora Global Streaming. “Com estes passos, a ANNP pretende melhorar e inovar a organização de eventos, simplificando os processos de registo de marcas e proporcionando qualidade dos seus conteúdos a quem assiste à transmissão online”, ressalta o texto de apresentação do meeting.

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Natação

O Campeonato do Mundo de natação adaptada para atletas com síndrome de down foi apresentado esta segunda-feira e conta com 160 representantes de 23...

Natação

A 11ª Travessia do Rio Tua – Mirandela, realiza-se este sábado, dia 24 de setembro, no espelho de água de Mirandela, Parque Império. A...

Natação

A Federação Portuguesa de Natação (FPN) solicitou, em nota pública, a abertura imediata de piscinas encerradas por questões energéticas em Portugal. A organização mostrou-se...

Natação

A nadadora Mafalda Rosa alcançou, no último sábado, um honroso sexto lugar na prova dos 10 quilómetros, no Mundial de juniores de águas abertas....

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.