No sábado e domingo, as eliminatórias realizam-se às 09h00 e as finais às 16h00. Será permitido o acesso do público às bancadas no limite máximo de 250 lugares. Além disso, o evento será transmitido em direto através da rede social Facebook da Associação de Natação do Norte de Portugal (ANNP).
O Meeting da Póvoa de Varzim é um evento de referência de mínimos para os Campeonatos do Mundo de absolutos (adiados para 2023, Fukuoka) e Campeonatos da Europa de absolutos (11 a 17 de agosto, Roma), bem como para os Mundiais de Juniores (23 a 28 de agosto, Kazan) e Europeus de Juniores (5 a 10 de julho, Bucareste).
Ao todo, 363 atletas (201 masculinos e 162 femininos) estarão presentes na competição, que contará com 41 equipas, entre as quais três de Espanha e a Seleção Portuguesa Pré-Júnior. O FC Porto, com 29 inscritos, é a equipa com maior número de nadadores, seguido do Grupo Desportivo de Famalicão com 21 e da Seleção Portuguesa Pré-Júnior e Sporting de Braga, ambos com 20.
Uma ausência de última hora será a da nadadora Ana Rodrigues (Escola Desportiva de Viana), recordista de Portugal nos 100 metros e nos 50 metros bruços, que acabou por testar positivo à Covid-19 às vésperas da competição.
Experiência inédita
Na organização, a ANNP observa que vai implementar um novo sistema de cronometragem de arbitragem, usado em competições da Federação Internacional de Natação e Liga Europeia de Natação. A associação destaca que trata-se de uma “experiência inédita em Portugal” com a utilização de dois sistemas de cronometragem totalmente independentes um do outro e também autónomos de alimentação elétrica externa.
Cada cronometrista irá operar dois “backups” em simultâneo e não o habitual cronómetro. O objetivo desta mudança passa pela não necessidade de utilização de cronómetro em determinados eventos, situação já observada em diversas competições de âmbito internacional, estando ativas a placa e dois “backups”. Apenas o chefe de cronometristas deverá continuar a operar dois cronómetros.
Outra das novidades será a visualização do tempo eletrónico em tempo real de cada prova, numa articulação entre o novo sistema de cronometragem e a empresa operadora Global Streaming. “Com estes passos, a ANNP pretende melhorar e inovar a organização de eventos, simplificando os processos de registo de marcas e proporcionando qualidade dos seus conteúdos a quem assiste à transmissão online”, ressalta o texto de apresentação do meeting.