No próximo dia 25 de março, a Seleção Nacional Feminina A de Futsal receberia a congénere da Rússia em jogo a contar para o Final Four do Campeonato da Europa 2022. Entretanto, com a exclusão da Rússia da competição confirmada pela UEFA/FIFA desde a semana passada em consequência à invasão russa ao território da Ucrânia, a competição programada para acontecer no Pavilhão Multiusos de Gondomar, nos dias 25 e 27 de março, ainda é uma incógnita.
Afinal de contas, das quatro seleções do Final Four, duas estão diretamente envolvidas no triste episódio que acontece no leste europeu: a Ucrânia e a Rússia. Além dessas e de Portugal, outra equipa apurada para a competição é a Espanha, que defrontaria a Ucrânia também a 25 de março. A grande final e o jogo de atribuição do 3.º lugar estão, por ora, programados para serem disputados dois dias depois.
Um adiamento dos jogos não está descartado. De acordo com Pedro Dias, diretor para o futsal da Federação Portugal de Futebol (FPF), a UEFA ainda não tomou a decisão de como ficará a competição. “A única coisa oficial é: a UEFA e a FIFA já excluíram a Rússia. O resto é especulação”, afirmou em entrevista à SportMagazine. “Esperamos uma definição nos próximos dias”, acrescentou.
Apesar de estar em tese mantida para a competição, a seleção da Ucrânia, por razões óbvias, também tem a presença na competição em xeque. “A Ucrânia mantém-se? Neste momento a Ucrânia seguramente não tem condições para participar em 18 dias de uma Final Four. Estamos a aguardar uma decisão definitiva da UEFA que ainda não existe”, observou Pedro Dias.
Preparação
Enquanto isso, a Seleção Nacional Feminina concentrou-se este domingo no Centro de Estágios e Formação Desportiva de Rio Maior, onde vai treinar durante 10 dias, tendo em vista a participação Euro 2022. Esta segunda-feira, as comandadas de Luís Conceição trabalharam pela manhã e à tarde. No dia 16 de março, a comitiva nacional ruma a Vila Nova de Gaia, onde ficará instalada até à fase final do Europeu.
Eis a lista de convocadas:
Guarda-redes – Ana Catarina (SL Benfica), Odete Rocha (Nun’Álvares) e Marta Costa (SL Benfica)
Ala – Cátia Morgado (Nun’Álvares), Pisko (Nun’Álvares), Sara Ferreira (SL Benfica), Loira (Nun’Álvares), Taninha (Nun’Álvares), Carolina Pedreira (Sporting CP) e Carolina Rocha (Novasemente)
Universal – Ana Azevedo (FC Vermoim) e Fifó (Città de Falconara)
Fixo – Inês Fernandes (SL Benfica)
Pivot – Carla Vanessa (Nun’Álvares), Janice Silva (Città de Falconara)