20 de Maio 2022 02:44
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Futsal

Sem a Rússia no Final Four, Portugal começa treinos à espera de uma decisão da UEFAExclusivo 

Foto: FPF

No próximo dia 25 de março, a Seleção Nacional Feminina A de Futsal receberia a congénere da Rússia em jogo a contar para o Final Four do Campeonato da Europa 2022. Entretanto, com a exclusão da Rússia da competição confirmada pela UEFA/FIFA desde a semana passada em consequência à invasão russa ao território da Ucrânia, a competição programada para acontecer no Pavilhão Multiusos de Gondomar, nos dias 25 e 27 de março, ainda é uma incógnita.

Afinal de contas, das quatro seleções do Final Four, duas estão diretamente envolvidas no triste episódio que acontece no leste europeu: a Ucrânia e a Rússia. Além dessas e de Portugal, outra equipa apurada para a competição é a Espanha, que defrontaria a Ucrânia também a 25 de março. A grande final e o jogo de atribuição do 3.º lugar estão, por ora, programados para serem disputados dois dias depois.

Um adiamento dos jogos não está descartado. De acordo com Pedro Dias, diretor para o futsal da Federação Portugal de Futebol (FPF), a UEFA ainda não tomou a decisão de como ficará a competição. “A única coisa oficial é: a UEFA e a FIFA já excluíram a Rússia. O resto é especulação”, afirmou em entrevista à SportMagazine. “Esperamos uma definição nos próximos dias”, acrescentou.

Apesar de estar em tese mantida para a competição, a seleção da Ucrânia, por razões óbvias, também tem a presença na competição em xeque. “A Ucrânia mantém-se? Neste momento a Ucrânia seguramente não tem condições para participar em 18 dias de uma Final Four. Estamos a aguardar uma decisão definitiva da UEFA que ainda não existe”, observou Pedro Dias.

Preparação

Enquanto isso, a Seleção Nacional Feminina concentrou-se este domingo no Centro de Estágios e Formação Desportiva de Rio Maior, onde vai treinar durante 10 dias, tendo em vista a participação Euro 2022. Esta segunda-feira, as comandadas de Luís Conceição trabalharam pela manhã e à tarde. No dia 16 de março, a comitiva nacional ruma a Vila Nova de Gaia, onde ficará instalada até à fase final do Europeu.

Eis a lista de convocadas:

Guarda-redes – Ana Catarina (SL Benfica), Odete Rocha (Nun’Álvares) e Marta Costa (SL Benfica)
Ala – Cátia Morgado (Nun’Álvares), Pisko (Nun’Álvares), Sara Ferreira (SL Benfica), Loira (Nun’Álvares), Taninha (Nun’Álvares), Carolina Pedreira (Sporting CP) e Carolina Rocha (Novasemente)
Universal – Ana Azevedo (FC Vermoim) e Fifó (Città de Falconara)
Fixo – Inês Fernandes (SL Benfica)
Pivot – Carla Vanessa (Nun’Álvares), Janice Silva (Città de Falconara)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Outras Modalidades

A Seleção Nacional de squash feminino garantiu a subida à segunda divisão do Europeu durante o mês passado, após vencer a Eslovénia nas meias-finais,...

Outras Modalidades

Os Jogos Internacionais do Special Olympics Malta terminaram esta quarta-feira. A prova, que contou com mil participantes de 23 países diferentes, deu inicio na...

Atletismo

Portugal encerrou este domingo a sua participação nos Jogos Surdolímpicos, que decorreram em Caxias do Sul, no Brasil, entre os dias 1 e 15...

Ciclismo

Portugal contou, este domingo, com as participações de Telmo Pinão – C2 – e de Bernardo Vieira – C1 -, em corridas de 44,4...

@2021 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.