28 de Janeiro 2023 14:06
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Futsal

Sem a Rússia no Final Four, Portugal começa treinos à espera de uma decisão da UEFAExclusivo 

Foto: FPF

No próximo dia 25 de março, a Seleção Nacional Feminina A de Futsal receberia a congénere da Rússia em jogo a contar para o Final Four do Campeonato da Europa 2022. Entretanto, com a exclusão da Rússia da competição confirmada pela UEFA/FIFA desde a semana passada em consequência à invasão russa ao território da Ucrânia, a competição programada para acontecer no Pavilhão Multiusos de Gondomar, nos dias 25 e 27 de março, ainda é uma incógnita.

Afinal de contas, das quatro seleções do Final Four, duas estão diretamente envolvidas no triste episódio que acontece no leste europeu: a Ucrânia e a Rússia. Além dessas e de Portugal, outra equipa apurada para a competição é a Espanha, que defrontaria a Ucrânia também a 25 de março. A grande final e o jogo de atribuição do 3.º lugar estão, por ora, programados para serem disputados dois dias depois.

Um adiamento dos jogos não está descartado. De acordo com Pedro Dias, diretor para o futsal da Federação Portugal de Futebol (FPF), a UEFA ainda não tomou a decisão de como ficará a competição. “A única coisa oficial é: a UEFA e a FIFA já excluíram a Rússia. O resto é especulação”, afirmou em entrevista à SportMagazine. “Esperamos uma definição nos próximos dias”, acrescentou.

Apesar de estar em tese mantida para a competição, a seleção da Ucrânia, por razões óbvias, também tem a presença na competição em xeque. “A Ucrânia mantém-se? Neste momento a Ucrânia seguramente não tem condições para participar em 18 dias de uma Final Four. Estamos a aguardar uma decisão definitiva da UEFA que ainda não existe”, observou Pedro Dias.

Preparação

Enquanto isso, a Seleção Nacional Feminina concentrou-se este domingo no Centro de Estágios e Formação Desportiva de Rio Maior, onde vai treinar durante 10 dias, tendo em vista a participação Euro 2022. Esta segunda-feira, as comandadas de Luís Conceição trabalharam pela manhã e à tarde. No dia 16 de março, a comitiva nacional ruma a Vila Nova de Gaia, onde ficará instalada até à fase final do Europeu.

Eis a lista de convocadas:

Guarda-redes – Ana Catarina (SL Benfica), Odete Rocha (Nun’Álvares) e Marta Costa (SL Benfica)
Ala – Cátia Morgado (Nun’Álvares), Pisko (Nun’Álvares), Sara Ferreira (SL Benfica), Loira (Nun’Álvares), Taninha (Nun’Álvares), Carolina Pedreira (Sporting CP) e Carolina Rocha (Novasemente)
Universal – Ana Azevedo (FC Vermoim) e Fifó (Città de Falconara)
Fixo – Inês Fernandes (SL Benfica)
Pivot – Carla Vanessa (Nun’Álvares), Janice Silva (Città de Falconara)

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderá gostar

Futsal

Portugal terá pela frente a Espanha, na meia-final do Campeonato da Europa Feminino de Futsal. O duelo foi definido num sorteio realizado esta segunda-feira,...

Futsal

A Seleção Nacional de Futsal Feminino vai começar com 2023 com dois encontros diante de Espanha. Os jogos vão decorrer entre os dias 10...

Futsal

Gianni Infantino, presidente da FIFA, anunciou esta sexta-feira a esperada criação do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal. Durante os próximos dias mais detalhes...

Futsal

Um Campeonato Nacional mais fortalecido, maior visibilidade à modalidade, competições nos escalões de formação e mais uma final de Campeonato da Europa. Apesar do...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.