As seleções portuguesas feminina e masculina de andebol de praia apuraram-se, esta quarta-feira, para a fase principal do Campeonato do Mundo, a decorrer em Pingtan, na China, respetivamente na primeira e segunda posições dos seus grupos.
A seleção feminina, “após ter vencido as Filipinas no jogo inaugural, entrou no segundo dia de competição com uma vitória frente à Austrália que garantiu, desde logo, a presença no Main Round I, onde irá defrontar os primeiros classificados do Grupo B da Ronda Preliminar: Argentina, Espanha e Croácia. As portuguesas ainda tiveram tempo para fechar a fase de grupos com “chave d’ouro”, depois de terem vencido as anfitriãs – República Popular da China”, destaca, na nota publicada no site oficial, a Federação de Andebol de Portugal.
Portugal vai prosseguir a participação no Mundial frente à Croácia, na quinta-feira, e, depois, diante de Espanha e Argentina, na sexta-feira.
No setor masculino, a seleção portuguesa terminou na segunda posição do Grupo C, com uma derrota frente à campeã mundial Croácia (2-0, 16-12 e 22-20) e vitórias sobre Porto Rico (2-0, 26-12 e 28-8) e Argentina (20-15 e 23-14).
Na quinta-feira, Portugal prossegue a sua caminhada rumo à fase a eliminar defrontando os Estados Unidos e, na sexta-feira, a Alemanha e o Qatar.
O formato da competição
As competições masculina e feminina da 11.ª edição do Campeonato do Mundo de andebol de praia contam com 16 seleções cada, tendo sido inicialmente divididas, na ronda preliminar, em quatro grupos de quatro.
As três primeiras seleções de cada grupo (12 no total) avançam para a ‘main round’ (fase principal), em que serão divididas em dois grupos de seis equipas cada, transitando com os pontos amealhados entre si.
As quatro primeiras classificadas de cada um dos dois grupos apuram-se para os quartos de final, avançando os vencedores para as meias-finais e, por último, para a final.
“Destaque para a mais uma representação da bandeira portuguesa em competição: Mário Bernardes é um dos delegados presentes no 2024 IHF Beach Handball World Championship”, junta a nota da FAP.
O Mundial decorre até domingo em Pingtan, na China.
Por: Pedro Silva