A Seleção Nacional de voleibol feminino iniciou, esta quarta-feira, a sua caminhada na Silver League, no Centro Cultural de Viana do Castelo. A equipa portuguesa encontra-se na Pool A, onde defrontou a Estónia na primeira jornada, vencendo por 3-2 (25-23; 25-15; 22-25; 26-28; 15-13). No outro jogo do grupo, a Eslovénia levou a melhor sobre o Luxemburgo e venceu por 3-0 (25-23; 25-12; 25-14).
Ao contrário do que aconteceu com o selecionador da Estónia, o italiano Alessandro Orefice, Hugo Silva, também ele estreante enquanto treinador da seleção feminina, começou o comando da equipa com uma vitória. O técnico português salienta o que houve de bom no jogo. No entanto, diz haver coisas a melhorar.
“Houve aspetos que me agradaram e outros que não. Agradou-me muito o facto de lutarmos sempre e o último ponto foi a imagem disso. É o aspeto positivo que mais se destacou. A parte que tem de melhorar é que fazemos poucos blocos relativamente à qualidade do nosso serviço. A chave do insucesso foi a pouca eficácia do bloco, tendo em conta que o serviço esteve globalmente bem… Temos de ir jogo a jogo nesta competição. A Suécia é favorita mas todos os jogos serão difíceis”, afirmou Hugo Silva.
O próximo encontro está marcado para quarta-feira, dia 1 de junho, contra a Eslovénia, pelas 18h00. Nesse mesmo dia e, curiosamente, no mesmo local – Centro Cultural de Viana do Castelo – a seleção masculina recebe a Turquia, pelas 21h00. A equipa portuguesa inicia a participação na European Golden League no domingo, às 17h00, contra a Eslováquia.