26 de Julho 2024 17:45
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Voleibol

Hugo Silva explica “boom” do desporto feminino e também no voleibolCED 2023 - Viana do Castelo 

Foto: Pedro Silva

O selecionador nacional de voleibol feminino, Hugo Silva, em entrevista ao SportMagazine, no âmbito da presença da seleção nacional no Alto Minho, integrada na Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto 2023, explica a “grande evolução” no voleibol, sublinhando que, nesta altura, o feminino é “mais atrativo” que o masculino, basicamente porque o espetáculo é “melhor” e “mais atrativo”.

No Centro Cultural de Viana do Castelo, no passado domingo, a turma lusa venceu a sai congénere das Ilhas Faroé, com parciais de 25-9, 25-13 e 25-9, alcançando, assim, a quarta vitória em outros tantos jogos, e assegurando a presença na fase decisiva da Silver League, marcada para 24 e 25 de junho, em Graz, na Áustria.

SportMagazine (SM) – Portugal apurou-se para a final-four da Silver League. É possível fazer melhor do que nas edições anteriores?

Hugo Silva (HS) – Acima de tudo, é importante estabilizar o grupo. É importante que quatro ou cinco [atletas] não desapareçam de um ano para o outro. É um problema do voleibol feminino: não se cristalizar um grupo ao longo de meia dúzia de anos. Melhorar é difícil, mas é sempre possível. Saíram jogadoras que jogaram muito no ano passado e que tiveram um papel importante, mas estão cá outras. É com elas que vamos tentar consolidar o que é importante consolidar, para tornar o nosso jogo o mais competitivo possível.

SM – O voleibol, sobretudo na vertente feminina, tem tido uma evolução brutal. E até os adeptos têm “aderido” mais…

HS – Temos contado com mais adeptos nas bancadas, como se viu nos últimos jogos, como por exemplo em Viana do Castelo. O desporto feminino tem sido um fenómeno. Quando comecei a praticar voleibol era algo só para homens… hoje em dia são elas a dominar. Dominam em tudo e, claro, no desporto é igual. Obviamente que são parâmetros de jogo diferentes, a qualidade de jogo também, mas o jogo é mais atrativo. O grande objetivo do voleibol é manter a bola sustentável, no ar, e elas conseguem ter a bola no ar mais tempo que o masculino. E isso torna o jogo muito mais atrativo. E possivelmente é devido a essa espetacularidade que tem chamado mais gente aos pavilhões.

*por Pedro Silva*

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Voleibol

Após a conquista da European Silver League 2024, a Seleção Nacional de Seniores Femininos, orientada por Hugo Silva, começa no dia 22 de Julho,...

Voleibol

Foi ontem “aprovado por unanimidade” na reunião de 10 de Julho de 2024 da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, um «Voto de...

Voleibol

O pentacampeão Benfica vai iniciar a defesa do título de voleibol masculino diante do Viana, enquanto o Sporting, finalista da última edição, defronta na...

Voleibol

A seleção portuguesa de voleibol feminino conquistou  a European Silver League, ao vencer a Finlândia, por 3-1, no jogo da segunda mão da final...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.