O workshop “Inovação e Tecnologia no Desporto – oportunidades de modernização administrativa e transição digital” decorreu, na manhã desta quinta-feira, na Escola Superior de Desporto de Rio Maior (ESDRM). O evento, cuja moderação se encontrou a cargo de João Pedro Mendonça, jornalista da RTP, contou com diversas personalidades desportivas, de múltiplos clubes e federações.
Com diversos conhecimentos acerca do avanço das tecnologias no setor desportivo, o secretário de estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, conversou com a SportMagazine após este evento, reforçando aquele que foi o seu discurso durante o workshop.
“Partilhei os dados da evolução do setor desportivo e aquilo que é o relatório do Instituto Nacional de Estatística, todo exposto em números. Esse relatório do INE diz-nos que as exportações no setor desportivo dispararam em 2021, diz-nos que o emprego disparou e superou um recorde, 13.750. Diz-nos ainda que o contributo do setor desportivo para o PIB e para o crescimento do PIB também disparou e que a remuneração mensal também aumentou. Se olharmos para as empresas que exportam, verificamos que há uma componente de inovação e tecnologia muito forte que tem dado um grande impulso a estes números. Portanto, estou convencido que não só a inovação e a tecnologia são essenciais para aquilo que são as decisões do treino, da performance, dos resultados, como também para aquilo que é o apoio à atividade económica”, afirmou.
João Paulo Correia assinalou ainda a importância deste tipo de eventos e de partilhas de conhecimento devido à influência que muitas organizações podem retirar de outras, podendo, consequentemente, evoluir de forma mais eficiente neste campo. O secretário de estado diz mesmo que essas organizações já avançadas “dispõem de ferramentas tecnológicas que são como uma bússola para muitas organizações desportivas poderem seguir estas pisadas rapidamente”.
Para mais informações sobre o evento, clique aqui.