Após um primeiro dia de sucesso, a Seleção Nacional não conseguiu repetir este sábado o mesmo êxito. Os nove judocas das categorias -63 kg e -70 kg femininas e -73 kg e -81 kg masculinas, que estiveram em ação no Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada, acabaram por ser eliminados na fase de “poule”.
Margarida Brás (-63 kg), Adriana Torres (-63 kg), Joana Crisóstomo (-70 kg), Thelmo Gomes (-73 kg), Eduardo Silva (-81 kg) e Bruno Silva (-81 kg) não conseguiram ultrapassar os seus primeiros adversários.
Após eliminar a argentina Agustina de Lucia por ippon, Wilsa Gomes (-63 kg) encontrou a atual neerlandesa campeã mundial de juniores Joanne Van Lieshout e acabou eliminada nos oitavos de final. A portuguesa terminou a participação na 9ª posição.
Manuel Rodrigues (-81 kg), por sua vez, eliminou o norte-americano Nicolas Yonezuka, por ippon, e perdeu nos “oitavos” diante do brasileiro, atual campeão panamericano, Guilherme Schimidt. Manuel Rodrigues ficou também no 9º lugar. Na mesma categoria, João Fernando venceu o mongol Murrentsen Battulga, com um ippon, mas perdeu na ronda seguinte com o espanhol Alfonso Solana.
Ana Hormigo, treinadora nacional, avaliou participação portuguesa no Grand Prix nos dois dias iniciais.
“Os combates do bloco de finais de ontem foram muito emotivos e penso que começámos muito bem estes três dias de Grand Prix, com quatro meninas a disputar as medalhas. Só podíamos ganhar três medalhas e acabámos por conseguir. Claro que queremos sempre mais, é para isso que elas trabalham todos os dias, mas provaram aqui que estão ao nível das melhores atletas do mundo. Lutando em casa, também queríamos mostrar uma presença forte. Todas as semanas trabalhamos juntas e queremos sempre melhorar, atingir um patamar superior e é nestas provas que têm de mostrar o seu valor. Queremos que os mais novos se colem aos mais experientes e construir uma grande equipa para Paris 2024.”
Portugal terminou o primeiro dia da competição no 2º lugar do ranking das nações, com três medalhas conquistadas: um ouro de Catarina Costa e dois bronzes, com Telma Monteiro e Joana Diogo.