Pedro Ferreira, ginasta português, participou, juntamente com Diogo Abreu, sua dupla, na Arosa World Cup, nos dias 1 e 2 de julho. Os ginastas acabaram por ser vencedores do ranking mundial de sincronizado e por garantir uma medalha de bronze. Pedro Ferreira conversou com a SportMagazine acerca dessa conquista e afirma que, tanto para si como para o Diogo Abreu, a gestão do esforço foi crucial para tal.
“Nós regressámos do Europeu no inicio de junho e apenas tivemos duas ou três semanas até competir na Taça do Mundo de Coimbra. Depois disso apenas um treino até voarmos para a Suíça. Tendo em conta todo o trabalho já realizado para o Europeu, penso que o mais importante neste último mês foi a gestão do esforço”, disse.
Para além desta conquista, Pedro Ferreira destaca a boa época que acabou por ter ao lado da sua dupla e até a nível individual. Pedro Ferreira e Diogo Abreu saíram medalhados em três das quatro competições nas quais participaram. Segundo o primeiro, ambos os atletas se encontram confiantes e Pedro Ferreira assume ser o seu “melhor inicio de época da carreira”.
Apesar de uma época muito positiva, o ginasta português mostra-se pouco confiante naquela que foi a projeção das suas conquistas para com o público.
“Eu penso que tudo o que temos vindo a conquistar deveria ajudar imenso a nossa modalidade. Mas, infelizmente, penso que muito pouca atenção foi dada a esta nossa época histórica”, admite.
A nível pessoal, Pedro Ferreira encontra-se a estudar, em mestrado, engenharia aeroespacial. Aquando perguntado acerca de como concilia os estudos com a ginástica, o atleta afirma ter sido complicado no início, mas que se foi habituando.
“Sim, neste momento estou a acabar o mestrado em engenharia aeroespacial. No início foi mais difícil, pois queria fazer tudo ao mesmo tempo. Felizmente fui aprendendo a conciliar melhor tudo e a perceber que os trampolins são a minha prioridade nesta fase da minha vida. Tento ir fazendo o curso sem pressões e dar prioridade ao meu descanso para os treinos no meu dia-a-dia”, afirmou.
Pedro Ferreira afirma, por fim, que o Campeonato do Mundo, no final do ano, cuja preparação começa em agosto, é o próximo objetivo principal do ginasta.