Marcos Freitas, a maior figura do ténis de mesa português da atualidade, encontra-se, de momento, a representar a Seleção Nacional na qualificação para o Campeonato da Europa por Equipas. Portugal venceu, por 3-1, a Polónia e a Dinamarca, esta segunda-feira, por 3-0.
O português falou com a SportMagazine acerca da competição, aqui. No entanto, abordou também o nome de uma das grandes promessas do ténis de mesa português – Tiago Abiodun. O jovem português é, de momento, no número seis do mundo de sub-15 e o número um em duplas mistas.
“O Tiago Abiodun é uma grande promessa do nosso desporto, acompanho os resultados e a evolução como jogador. É sem dúvida um grande talento, uma promessa do ténis de mesa português, e espero que consiga continuar a evoluir nestes anos que são muito críticos, quando se tem estas idades, para poder fazer uma boa transição para juniores e seniores”, disse o mesatenista.
De relembrar que o jovem atleta se sagrou vice-campeão mundial de pares mistos, em dezembro de 2022. Tiago Abiodun é, para Marco Rodrigues, treinador do Sporting CP (clube cujo atleta representa) e da Seleção Nacional, “um atleta novo com grande potencial”, sendo no ranking o número seis do mundo no seu escalão (sub-15), bem como número um em duplas mistas.
“Penso que ele vai ter todo o apoio da Federação, dos treinadores, e também vai ter um bom grupo de treino. Por isso, não tenho dúvidas que vai ser um bom jogador, vai conseguir ajudar a seleção no futuro e vejo com muito agrado que tenhamos jogadores assim tão jovens, tão ambiciosos, e a ganhar já várias provas a nível internacional”, destacou Marcos Freitas, referência da modalidade no país.
Filho do internacional nigeriano Bode Abiodun, Tiago Abiodun, 14 anos, é atleta do Sporting e foi o único mesatenista português a conquistar o lugar mais alto do pódio no último WTT Star Youth Contender Vila Nova de Gaia. E por duas vezes – com as medalhas de ouro em pares mistos e em pares masculinos, ambos em sub-15.