16 de Maio 2022 13:18
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine

Cursos e Congressos

Marca de Portugal em discussão no segundo dia do Congresso Nacional do Desporto

Foto: João Tinoco/SM

O segundo e último dia do Congresso Nacional do Desporto, evento promovido pela Confederação de Desporto de Portugal (CDP), arrancou este sábado com o primeiro painel a debater a “Marca de Portugal”. Moderado pela vice-presidente da CDP, Anabela Reis, a mesa reuniu o marketing manager do Turismo de Portugal, Joaquim Pires, o diretor de marketing da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Nuno Moura, e o presidente do Conselho de Administração da Fundação do Desporto, Paulo José Frischknecht.

Ao apresentar as potencialidades do turismo português, a destacar a beleza, cultura, gastronomia, entre outros pontos fortes do país, Joaquim Pires destacou que “a marca de Portugal somos todos nós”, a referir a força da população do país.

Nuno Moura, ​o português de 35 anos recentemente considerado como um dos melhores talentos do mundo na indústria desportiva com o prémio “Leaders Under 40” e até pouco tempo global digital brand diretor da Nike, destacou que a FPF agora realiza um trabalho de internacionalização da marca do futebol português em outros países.

“A FPF, especificamente, tem hoje uma abordagem e um trabalho internacional muito forte que temos feito, por um lado pelo desenvolvimento da marca Portugal em outras geografia. A china, por exemplo, é um mercado gigante e desenvolvemos hoje em dia uma comunicação muito próxima através das plataformas digitais e a facilidade que ela nos proporciona em comunicarmos numa população que está do outro lado do planeta, mas pode interessar-se pelas nossas equipas e os nossos atletas”, observou.

“Montamos uma estrutura de e-commerce para que a marca da nossa Seleção seja vendida do outro lado do mundo, para que as pessoas vistam a marca do nosso país. Temos a responsabilidade de capitalizar e de fazer crescer a nossa massa adepta, e de monetizar e buscar novas receitas através do nosso desporto”, acrescentou Nuno Moura.

Além do futebol, o especialista em marketing ressaltou que as potencialidades que outros campos desportivos também oferecem.

“A marca Portugal somos todos aqueles que representam o nosso país lá fora e o desporto sendo um sector de Portugal e, com o sucesso que tem obtido, tem aqui um papel fundamental em transportar a marca para outra geografia e outras pessoas que acompanham os grandes eventos desportivos nos mais diversos países. Portugal tem mostrado também que é um país de excelência na organização dos eventos desportivos e mais e mais eventos têm nos sido atribuídos. Essa é uma marca nossa, e nós enquanto sector do desporto devemos aproveitar”, disse.

Por fim, o antigo nadador olímpico (Montreal 76 e Moscovo 80) Paulo José Frischknecht, múltiplo campeão e recordista nacional bem como ex-presidente da Federação Portuguesa de Natação, esteve presente para destacar o posicionamento da marca portuguesa sempre a observar os ciclos futuros, como a possibilidade de, futuramente, candidatar-se como se de grandes eventos, como os Jogos Olímpicos – em candidatura conjunta com a Espanha.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Artigos que poderás gostar

Atualidade

O reflexo da pandemia, do conflito armado na Ucrânia e do impasse até à tomada de posse do Governo no desporto foram temas lançados...

Cursos e Congressos

O último dia do Congresso Nacional do Desporto, promovido pela Confederação de Desporto de Portugal, contou com o debate acerca do “desporto e o...

Cursos e Congressos

O terceiro e último painel do dia no Congresso Nacional do Desporto, realizado esta sexta-feira (evento a seguir no sábado), reservou como tema “Mais...

Cursos e Congressos

Os presidentes da Confederação do Desporto de Portugal (CDP), Carlos Paula Cardoso, e do Comité Olímpico de Portugal (COP), José Manuel Constantino, além do...

@2021 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.