Bicampeão mundial, o judoca português Jorge Fonseca conquistou, este domingo, mais uma importante medalha na sua carreira. O atleta do Sporting chegou à final no Grand Slam de Ulan Bator, na Mongólia, mas acabou derrotado com o russo Matvey Kanikovskiy, ficando assim com a prata em -100 kg.
Jorge Fonseca estreou-se na segunda eliminatória, onde derrotou o cazaque Nurlykhan Sharkhan. O número 1 do ranking mundial voltou a triunfar nos quartos de final diante do mongol Gonchigsuren Batkhuyag e assegurou a presença na final após superar o atual campeão europeu, Michael Korrel, dos Países Baixos.
Na luta pelo Ouro, entretanto, enfrentou o campeão europeu de juniores, Matvey Kanikovskiy. O jovem russo de 20 anos que competiu sob a bandeira da Federação Internacional surpreendeu o português, que cedeu ‘wazari’ nos primeiros minutos do confronto e não conseguiu encontrar a solução para inverter o marcador.
Recorde-se que nos primeiros dias da prova, Joana Diogo (-52 kg) marcou presença no bloco de finais, alcançando o 5º lugar, enquanto Rodrigo Lopes, na categoria -60 kg, terminou num honroso 7º lugar.
A Seleção Nacional Portuguesa presente no evento foi composta por 6 Atletas: Joana Diogo (-52 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), Francisco Mendes (-60 kg), João Fernando (-81 kg), Anri Egutidze (-90 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg), que foram acompanhados pelo treinador Pedro Soares.