A judoca portuguesa Joana Santos (-57 kg) conquistou esta terça-feira a medalha de ouro nos Jogos Surdolímpicos, que se realizam em Caxias do Sul, no Brasil. Recorde-se que a atleta do Judo Clube Algarve conquistou em novembro passado o Campeonato do Mundo na mesma categoria.
Joana Santos venceu na estreia, por ippon, Evelina Yagemberdiyeya, do Cazaquistão. Na sequência, superou a venezuelana Mayerlyn Rodriguez, mais uma vez por ippon. Na reedição da final do Mundial, Joana Santos voltou a superar a coreana H. Lee, desta vez por wazari.
“Estamos muito satisfeitos. Era uma conquista muito desejada, queríamos muito repetir o resultado de 2021, trazer para Portugal o título de Campeã do Mundo. A Joana teve pela frente na final a mesma adversária, a judoca coreana. O primeiro combate foi relativamente fácil – eliminar a adversária. No segundo combate teve pela frente a atleta venezuelana que foi muito forte, mas a Joana conseguiu vencer passando à final. Não posso deixar de agradecer todo o apoio que a Federação nos tem dado bem com o CPP e o IPDJ”, destacou o treinador Júlio Marcelino, em declaração à Federação Portuguesa de Judo.
Joana Santos foi porta-estandarte na Cerimónia de Abertura dos Jogos Surdolímpicos. Abaixo, pode-se rever o combate que deu o ouro a Joana Santos no Brasil: