A convocatória da Seleção Nacional de Voleibol Feminino foi divulgada este quinta-feira. A equipa liderada pelo treinador Hugo Silva vai contar com 15 jogadoras que vão iniciar a fase de qualificação para o Campeonato da Europa 2023, que dá início no dia 18 de julho, pelas 10h00. A competição tem início no dia 15 de agosto, no Pavilhão Desportivo de Santo Tirso, frente à Hungria.
Os jogos de qualificação vão ser disputados entre 15 de agosto e 15 de setembro deste ano. A Seleção Nacional encontra-se na Pool C, para enfrentar a Ucrânia, a Hungria e o Chipre. Os dois primeiros classificados apuram-se para o Campeonato da Europa.
Hugo Silva, selecionador nacional, analisa a Pool C, e destaca a força que os argumentos das outras seleções têm.
“Tendo em consideração a posição no ranking que ocupamos, já sabíamos que íamos encontrar duas seleções fortes, no caso Ucrânia e Hungria, que chegaram aos oitavos-de-final no último Europeu, revelando assim a força e os argumentos destas seleções. Mas nós sabemos também que para fazer algo histórico temos de ficar à frente de alguma destas seleções e é para isso que vamos trabalhar, procurando, acima de tudo, formar um grupo coeso e ambicioso”, afirmou.
O técnico português, de todos os adversários que irá enfrentar, destaca a Ucrânia, por diversas razões.
“Obviamente, neste grupo destacam-se os embates com a Ucrânia, que terão sem dúvida um significado especial, não só por ser uma seleção que no masculino já se cruzou comigo em muitas batalhas, mas principalmente por saber que vamos jogar com um adversário que revela bem a bravura do seu povo e que é um exemplo para todos nós. Têm demonstrado muita coragem enquanto povo, ainda para mais tendo em conta o poderio do seu adversário. Acho justo e legítimo que estas minhas palavras sirvam de uma modesta homenagem ao povo ucraniano, desejando ao mesmo tempo que a paz regresse ao mundo… e que no fim se apurem a Ucrânia e Portugal”, destacou.