No âmbito da preparação para a European Silver League, a Seleção Nacional de Seniores Femininos inicia na próxima segunda-feira a preparação para a competição de acesso à European Golden League. A equipa liderada por Hugo Silva estreia-se na competição no dia 25 deste mês, às 21h00, diante da Estónia, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
Antes, a Seleção Portuguesa defrontará, nos dias 13 (20h30), 15 (17h00) e 16 de maio (14h00), no Salle Colette Besson, em Rennes, a sua congénere da França em jogos de preparação das duas equipas para a European Silver League e European Golden League, respectivamente.
Hugo Silva já definiu as 16 jogadoras que irão iniciar os treinos de preparação. Acerca do estágio, o treinador afirmou, em declaração aos canais oficiais da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), que apesar da curta preparação, nota que a equipa nacional está em plena evolução.
“Numa preparação tão curta como a que vamos ter para a Silver League e com atletas ausentes por não terem acabado ainda todas as competições, a opção de jogar será a forma indicada para preparar uma equipa de maneira a apresentar-se nas melhores condições possíveis na competição. Serão três jogos com uma excelente seleção e que irão permitir montar uma equipa para iniciar a nossa desafiante e ambiciosa caminhada no feminino”, começou por dizer.
“Num primeiro contacto com algumas atletas, sinto que estão reunidas condições para encararmos as competições em que estamos inseridos de forma confiante e, quem sabe, este poder vir a ser o momento de viragem do voleibol feminino que todos tanto ambicionam”, destacou Hugo Silva.
Com cinco equipes inscritas para participação na European Silver League, todas estão no mesmo grupo. Além de Portugal e Estónia, juntam-se a Suécia, a Eslovénia e o Luxemburgo. Todas as equipas se defrontarão de acordo duas vezes e a classificação resultante desta série de jogos em casa e fora determinará os dois lados que disputarão uma partida final, marcada para 2 de julho. Os medalhistas de ouro irão garantir o seu lugar entre as 12 seleções que disputarão a Liga de Ouro em 2023 – além de 35.000€ em prémios.
“O adversário mais difícil será a Suécia, mas a minha preocupação é a nossa Seleção e é com as nossas jogadoras que quero deixar algo de positivo no voleibol feminino. Queremos chegar a qualquer competição e ganhar, mas o processo de crescimento vai ser longo e iremos, primeiramente, focar-nos em nós próprios, de maneira a formarmos uma Seleção com um modelo de jogo bom e capaz de discutir o resultado com qualquer equipa”, afirmou.
Recorde-se que, em 2021, Portugal esteve muito próximo de conseguir a qualificação à Liga Ouro. A equipa nacional alcançou a Final Four, onde alcançou cinco vitórias e apenas uma derrota: Estónia (3-2 e 3-1), Letónia (3-0 e 3-0) e Bósnia-Herzegovina (0-3 e 3-1), tendo sido esta última seleção a vencer a ESL 2021.