O selecionador nacional, Hugo Silva, estava “muito satisfeito” com a exibição de Portugal que, esta tarde, bateu, em Viana do Castelo, a sua congénere das Ilhas Faroé, por 3-0, e apurou-se, assim, para a ‘final a quatro’ da Silver League europeia, após cimentar o primeiro lugar do grupo B.
No Centro Cultural de Viana do Castelo, a turma lusa venceu com parciais de 25-9, 25-13 e 25-9, alcançando, assim, a quarta vitória em outros tantos jogos, e assegurando a presença na fase decisiva da competição, marcada para 24 e 25 de junho, em Graz, na Áustria.
«Respeitámo-nos e respeitámos o adversário. Poderíamos perfeitamente ter dado mais tempo a outras jogadoras para rodar, mas seria faltar ao respeito ao nosso trabalho e o que se tem de fazer a este nível, em que têm de jogar as melhores. O adversário tentou fazer o melhor possível. Conseguimos o objetivo principal, o de chegar à final [a quatro]. Queremos fazer tudo para chegar ao primeiro lugar do grupo e conseguir um apuramento só com vitórias, coisa que seria engraçada e inédita», destacou Hugo Silva.
Maria Lopes (jogadora de Portugal):
“Chegar à final e… vencê-la”
Maria Lopes, voleibolista da seleção lusa, quer, agora, vencer “as duas partidas que faltam”.
“Estamos [com a sensação de missão cumprida], mas temos os pés na terra e sabemos que temos ainda muito para trabalhar. O nosso principal objetivo é chegar à final e depois vencê-la. Temos a sensação de que estamos a completar o objetivo, mas ainda não está conseguido a 100%. Vamos para os dois próximos jogos [com Montenegro e Geórgia], duas viagens, com a certeza de que temos de ganhar”, destacou, em Viana do Castelo, a jogadora da zona 4 da turma lusa.