Hélio Lucas, um dos mais conceituados treinadores portugueses, é um dos preletores do XI Congresso de Treinadores de Língua Portuguesa, em Viseu, onde muitos aguardam, com muita expectativa, pela sua apresentação. Mas o técnico que “moldou” Fernando Pimenta sublinha que aprende “e muito” com os que estão à volta. Com os mais jovens, sobretudo, porque têm “ideias novas” e abordagens “diferenciadas”, e os técnicos de “outras modalidades”.
Acompanhe a segunda parte da conversa com a SportMagazine.
SportMagazine (SM) – Como encara o facto de ser uma referência para treinadores de todas as modalidades?
Hélio Lucas (HL) – É importante aprender com técnicos de outras modalidades. Há sempre coisas que se aprendem ali. Eu costumo dizer que aprendo sempre com quem está à minha volta. As pessoas pensam que aprendem muita coisa connosco, e acredito que isso possa acontecer, mas eu tenho a ideia contrária, isto é, aprendo muito com os que estão à minha volta. E quando estou a ouvir as suas apresentações tento tirar o máximo de coisas que me possam ser úteis para a minha modalidade. Temos muito a aprender uns com os outros e é bom buscar ideias a outras modalidades”, destaca Hélio Lucas, que para ensinar usa muito que aprendeu, em termos teóricos, nas universidades, mas também o que foi colecionando, em termos de conhecimento, com os anos de experiência.
SM – Como perspetivaria a sua carreira em termos formativos?
HL – Exerço desde os 18 anos de uma forma mais acentuada e claro que os conhecimentos adquiridos na universidade deram-me uma boa base que, depois, aplico no ensino. Fui aprendendo ao longo da vida a tentar… e a errar. Porque toda a gente falha.
Confira a 1ª parte aqui.
Saiba mais sobre este evento aqui.
Por: Pedro Silva