14 de Junho 2024 00:25
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Cursos e Congressos

Hélio Lucas será um dos preletores de destaque no Congresso de Treinadores: “a forma como se faz é elemento fundamental para o sucesso” (1ª parte)

Foto: Carlos Saraiva/SM

O treinador Hélio Lucas, que trabalha, entre outros canoísta, com o super-atleta Fernando Pimenta, é um dos preletor do 11º Congresso de Treinadores de Língua Portuguesa, sendo que cabe ao minhoto as honras de estar no painel de abertura, pelas 10h30 – Painel “Jorge Braz” (com certificação TPTD e PROFS) – “Como se formam campeões” –, sendo que Hélio Lucas, que é licenciado em Educação Física na Universidade de Trás-os-Montes e é o treinador mais medalhado em Portugal (só com o canoísta Fernando Pimenta já soma mais de 100 medalhas), versará sobre o tema, tendo como ponto de partida a “formação de atletas a longo prazo: da iniciação à alta competição”, pode ler-se no programa do evento que pode ser consultado em https://www.treinadores.pt/11-congresso-programa.

Em conversa com a SportMagazine, Hélio Lucas destapou um pouco o véu sobre o que vai apresentar em Viseu e revelou, ainda, alguns segredos que levaram ao sucesso do Pimenta e de outros.

SportMagazine (SM) – A sua apresentação irá, claro, incidir sobre os aspetos que permitem “fabricar campeões”. Pode explicar como?

Hélio Lucas (HL) – A ideia é um bocadinho explicar como é que ele (Fernando Pimenta) e outros atletas atingiram um patamar tão alto. No caso do Fernando é especial, porque trabalho como ele desde os 12 anos. Ele agora está com 35. Vou tentar explicar aquilo que trabalhámos, qual foi o foco, as preocupações e, sobretudo, o que fizemos em cada uma das fases, sobretudo naquela antes dos atletas entrarem no alto rendimento, na alta competição, porque é aí que mais atletas desistem. Irei abordar o trabalho que foi feito, em termos gerais e específicos, e a nºivel psicológico. Por vezes temos a ideia que é só aplicar modelois e no caso do Fernando nem foi o caso.

Foto: DR

SM – O Fernando não foi sempre um atleta de excepção. Era um miúdo franzino…

HL – O Fernando não era um atleta excepcional quando era jovem e não tinha as “habilidades” e competências que agora tem. Mas conseguiu chegar longe, como também foi o caso do Nuno Barros, campeão do mundo, que na altura tinha a alcunha de “turista”, porque era muito fraquinho quando começou. Mas, depois, conseguimos aproveitar aquilo que ele tinha de melhor e potenciar as qualidades. Isso deve-se ao trabalho que é feito com os atletas, também a nível físico, mas a força de vontade deles é determinante. (…) E, depois, existe a capacidade de trabalho, ou seja, a nossa capacidade em levar os atletas a fazer o que é necessário. Às vezes não é o fazer, mas é a forma como se faz, e é isso que eu tento incutir às vezes ao Fernando. No mundo da canoagem, as pessoas têm a ideia que o Fernando é o que trabalha mais e faz mais quilómetros. Não é por aí. Quando depois temos experiências e treinos com uma seleção de Alemanha ou de outros países percebemos que trabalham muito mais que nós. O que difere e nos dá vantagem? A qualidade que metemos no trabalho.

 

Por: Pedro Silva

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Cursos e Congressos

Marisa Gomes (selecionadora nacional sub-17 femininos de futebol) e Susana Bravo (selecionadora nacional sub-16 femininos de futebol) foram as preletoras do painel 4 –...

Cursos e Congressos

O selecionador nacional de andebol, Paulo Jorge Pereira, foi um dos preletores do 11º Congresso de Treinadores de Língua Portuguesa, organizado pela Confederação de...

Cursos e Congressos

Hélio Lucas, treinador de, entre outros canoístas, de Fernando Pimenta, participou, recentemente, no 11º Congresso de Treinadores de Língua Portuguesa, em Viseu, onde, para...

Atualidade

Pedro Dias, Secretário de Estado do Desporto, esteve presente, no passado sábado, no 11º Congresso de Treinadores de Língua Portuguesa, organizado pela Confederação de...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.