26 de Novembro 2024 02:27
Segue-nos

O que procura?

SportMagazineSportMagazine
0

Atualidade

“Há muito trabalho de treino que ainda é feito de forma voluntária”, diz Pedro Sequeira

Foto: SportMagazine

Hoje (17/02), a Braga Sports Summit contou com a presença de José Carlos Reis, Pedro Sequeira e Ricardo Batista que debateram o desporto em Portugal.

José Carlos Reis, Diretor Técnico e Operacional das Modalidades no Sporting Clube de Portugal, revelou que, a nível europeu, os países onde os cidadãos mais praticam desporto, são os que têm o IVA mais baixo. Segundo o Diretor Técnico e Operacional das Modalidades no Sporting Clube de Portugal, Portugal conta com uma taxa de penetração de Fitness, ficando abaixo de países como a Lituânia e a Eslováquia.

Durante a sua intervenção, José Carlos Reis destacou ainda que a inatividade física em Portugal custa diretamente 1000 milhões de dólares ao sistema de saúde português, sendo que, desse valor, 632 milhões de dólares são suportados pelo Executivo português.

Já Pedro Sequeira, Presidente da Confederação de Treinadores e diretor da SportMagazine, abordou o desenvolvimento da função de treinador, referindo que, nas modalidades, em 2016, apenas 5% trabalhavam exclusivamente enquanto treinadores e 4% no futebol, dados que reforçam que ainda “há muito trabalho de treino que ainda é feito de forma voluntária”, diz Pedro Sequeira De acordo com o Presidente da Confederação de Treinadores, apenas dois treinadores olímpicos trabalham exclusivamente com os seus atletas.

Na conclusão do seu discurso, Pedro Sequeiro realçou o facto dos treinadores terem sido reconhecidos através da Lei 106/2019 que não permite o decorrer de treinos ou competições a presença de treinadores. Assim, 2,5 milhões de pessoas são influenciadas pelo treinador.

Já Ricardo Batista abordou as especificidades do papel do diretor técnico e das instalações desportivas referindo que no Sistema Nacional de Informação Desportiva, 275 municípios – em 308 – têm instalações registadas na plataforma, dados que, segundo o mesmo reforçam a necessidade de legislar o setor e as suas infraestruturas de forma a garantir a qualidade da prática desportiva em Portugal.

Segundo Ricardo Batista, de forma a garantir o desenvolvimento do desporto em Portugal é necessário definir a obrigatoriedade de existir um diretor técnico nas instalações desportivas; Obrigatoriedade de registar as instalações desportivas no SIDE e o respetivo DT associado e estabelecer linhas de ação específicas.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Edição Atual

Artigos que poderá gostar

Atualidade

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) assumiu, pela nona vez, a coordenação nacional e a implementação da estratégia e ações da Semana...

Atualidade

O Ética Summit tem ainda como tema a Violência no Desporto, contando com diversos painéis direcionados para o mesmo. A conferência ‘O desporto e...

Atualidade

O Ética Summit 2023 deu início às 19h15 desta sexta-feira. A segunda edição deste evento teve no painel inicial, sob o tema ‘Desporto Século...

Cursos e Congressos

O Ética Summit 2023 dá início esta sexta-feira, tendo término no domingo, dia 10. De realçar que este evento decorre num formato exclusivamente online,...

©2022 - SportMagazine - Revista de Treino Desportivo.
Todos os direitos reservados. Quântica Editora - conteúdos especializados, Lda. Praça da Corujeira, 30 4300-144 Porto, Portugal.
Website desenvolvido por Renato Sousa.