A portuguesa Telma Monteiro foi esta quinta-feira eliminada no primeiro combate Grand Slam de Telavive, em Israel. A judoca de 36 anos (categoria de -57 kg), sexta do ranking mundial, acabou por ser surpreendida por Arleta Podolak (59.ª), ao receber um wazari a dois minutos e meio para o final do do combate. Com este resultado, Telma Monteiro termina a sua prestação na 9ª posição.
Campeã europeia e medalhista olímpica, Telma Monteiro havia conquistado há poucas semanas a medalha de bronze no Grande Prémio de Portugal. A judoca do Benfica entrou como cabeça-de-série na competição, começando a sua caminhada nos oitavos de final. Entretanto, não conseguiu repetir a boa exibição esta manhã diante da polaca vencedora do European Open de Zagreb 2021.
Telma Monteiro recebeu dois castigos. A oponente também somou dois shidos. Entretanto, Telma não evitou o golpe que determinou a sua derrota: Podolak chegou à vantagem por wazari após um contra-ataque de uma iniciativa da judoca portuguesa e conseguiu gerir o marcador até ao fim do tempo regulamentar.
Na mesma competição, Portugal ainda contará com Patrícia Sampaio (-78 kg), que assim como Telma Monteiro é também treinada por Ana Hormigo. A judoca de Tomar entrará no tatami no próximo sábado, último dia de competição, para defrontar a vice-campeã olímpica em título e 2.ª no ranking mundial, a francesa Madeleine Malonga. As eliminatórias arrancam às 11h25 locais (09h25 em Portugal Continental).