Catarina Costa, vice-campeã europeia, competiu na categoria -48kg no Grand Slam de Abu Dhabi, perdendo na meia-final, na decisão do bronze, com a chinesa Zongying Guo, terminando no quinto lugar.
A oitava judoca do ranking mundial perdei dois dos cinco combates, sendo que quatro foram já decididos no prolongamento. Nas derrotas, Catarina Costa perdeu por waza-ari com aquela que viria a ser a grande vencedora da competição, a espanhola Julia Figueroa. No combate com Zongying Guo – 46.ª do mundo -, a judoca portuguesa foi penalizada com um shido aos três minutos e, novamente, no prolongamento, aos 4.12 e 5.36 minutos, ditando o “hansoku-make”.
Portugal conta ainda com as presenças de Rodrigo Lopes, nos -60kg, que conta com uma vitória e uma derrota, de Telma Monteiro, nos -57kg, e com Joana Diogo, nos -52kg – ambas perderam nos combates de estreia.
No sábado, porém, outra participação portuguesa entra em prova. Bárbara Timo, medalha de bronze nos Mundiais em Tashkent, participa na categoria de -63kg, no sábado. Patrícia Sampaio, nos -78kg, Rochele Nunes, nos +78kg e Anri Egutidze, nos -90kg, também entram em competição.