Rochele Nunes conquistou, este domingo, a mealha de prata no Grand Slam Baku 2022, na capital do Azerbaijão. Portugal, no último dia de competição, contou com a presença de quatro portugueses em prova – Rochele Nunes, medalha de prata nos +78kg, Anri Egutidze, que terminou no nono lugar na categoria -90kg e, por fim, Patricia Sampaio (-78 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg), que não conseguiram superar os seus primeiros adversários.
Rochele Nunes começou com uma vitória nos quartos de final frente à jovem venezuelana Amarantha Urdaneta (44ª do ranking mundial). A portuguesa alcançou ‘wazari’ e superou a sul-americana. Na semifinal, encontrou a atual Campeã Europeia de Sub-23 e Juniores Hilal Ozturk (26ª), da Turquia. À semelhança do primeiro combate, este também foi equilibrado. No entanto, a vitória voltou a sorrir para Rochele Nunes.
A luta pelo ouro foi contra a sérvia Milica Zabic, 36ª do ranking mundial, sendo surpreendida logo no primeiro minuto com um ‘ipon’. Com isto, Rochele Nunes subiu então ao pódio, conquistando a medalha de prata, após a medalha de bronze conquistada em Abu Dhabi, no dia 23 de outubro.
De recordar que, nesta competição, não foi a primeira vez que Portugal conquistou um lugar no pódio. Telma Monteiro, na categoria -57kg, conquistou a medalha de prata no primeiro dia da competição.