Começou esta sexta-feira o Grand Prix Zagreb 2022. Prova esta que conta com a presença de cinco portugueses – Catarina Costa (-48 kg),Rodrigo Lopes (-60 kg), Francisco Mendes (-60 kg), João Fernando (-81 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg), que são acompanhados pelo Treinador Pedro Soares.
No primeiro dia de competição, esta sexta-feira, os atletas portugueses não começaram tão bem. A judoca olímpica Catarina Costa foi eliminada pela norte-americana Maria Célia Laborde (46.ª no ranking), perdendo por ippon. Catarina Costa, vice-campeã europeia e que entrou como primeira cabeça de série na capital croata, venceu no primeiro combate a italiana Sofia Petitto (91.ª), por castigos já no “golden score”, mas acabou por cair frente à norte-americana.
Francisco Mendes (-60kg) também venceu na estreia, mas acabou por perder na segunda ronda contra o mongol Ariunbold Enkhtaivan, que alcançou uma segunda vantagem de “waza-ari” (ippon) logo aos 54 segundos. Rodrigo Lopes, que atua na mesma categoria, isento na primeira ronda, perdeu no primeiro combate que fez, contra o judoca espanhol Jaume Bernabeu Rico, com uma imobilização já em período de prolongamento, após os quatro minutos iniciais.
No Grande Prémio de Zagreb, que já pontua, a 50%, para a qualificação para os Jogos Olímpicos Paris’2024, Portugal conta ainda com João Fernando (-81 kg), no sábado, e com o bicampeão mundial Jorge Fonseca (-100 kg), no domingo.