Após o ouro de Catarina Costa, Portugal somou mais duas medalhas esta sexta-feira primeiro dia do Grand Prix que ocorre no Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada. Conquistaram as medalhas de bronze as judocas Telma Monteiro (-57 kg) e Joana Diogo (-52kg). A competição segue até domingo.
Campeã europeia e medalhista olímpica, Telma Monteiro venceu a disputa pelo terceiro lugar com a francesa Martha Fawaz. A lutar na cidade onde nasceu, a judoca de 36 anos superou a sul-coreana e a francesa Fawaz por ippon. Antes, Telma folgou na primeira ronda e, na segunda, superou por ippon a sul-coreana Jaeryeong Kim. Nas meias-finais, acabou por ser derrotada pela neerlandesa Pleuni Cornelisse.
A disputa do terceiro lugar na categoria -52 kg acabou por ser especial por ficar entre duas judocas portuguesas. Joana Diogo e Maria Siderot disputaram o bronze com a primeira a levar a melhor no “golden score”, com um waza-ari.
O GP Portugal continua no sábado, a partir das 11h00, com mais nove judocas portugueses em ação: Margarida Brás, Wilsa Gomes e Adriana Torres (-63 kg), Joana Crisóstomo (-70 kg), Thelmo Gomes (-73 kg), João Fernando, Manuel Rodrigues, Bruno Silva e Eduardo Silva (-81 kg).